13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa premiada por água “100% segura”

12 de Novembro 2018

A água em Condeixa é “100% segura”, pelo segundo ano consecutivo, garante a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) no relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, respeitante a 2017, agora divulgado.

O concelho é um dos 34 em Portugal Continental, de um total de 278 avaliados, com a percentagem máxima no estudo que confere a qualidade da água servida aos consumidores, sendo o único na região.

Entre os parâmetros em análise estão o volume de bactérias coliformes, ferro, cálcio, cheiro, sabor, dureza da água e presença de pesticidas, entre outros.

“É um orgulho e motivo de satisfação obter esta classificação novamente, e mostra o trabalho que tem vindo a ser feito pela Câmara Municipal na manutenção e melhoria da rede de distribuição de água em baixa”, congratula-se o autarca Nuno Moita, em declarações ao TERRAS DE SICÓ.

Segundo o presidente da edilidade condeixense, “temos feito um grande esforço financeiro, em prejuízo de outras infra-estruturas, como as estradas, com o pouco que nos sobra em capacidade de investimento a ser direccionado para a água”.

“Nos últimos cinco anos, fizemos um investimento de perto de meio milhão de euros, o que dá para perceber o esforço”, realça Nuno Moita.

Assegurando que “não deixaremos de continuar a investir como temos feito até aqui”, o autarca mostra-se contudo consciente das dificuldades futuras, dado os fundos comunitários preverem financiar apenas projectos de sistemas intermunicipais de distribuição e Condeixa ainda não integrar nenhum.

Na região de Sicó, Alvaiázere (99,64%), Pombal (99,61%) Ansião (99,47%) e Penela (99,47%) apresentam valores acima dos 99%, com Soure a apresentar um registo muito próximo (98,83%).

De acordo com a ERSAR, em Portugal Continental “nos últimos anos a percentagem de água controlada e de boa qualidade tem vindo a aumentar de forma contínua” e a percentagem de água segura, segundo o relatório de 2017, é de 98,72%, um valor considerado “de excelência”.

A entrega das distinções – Selos de Qualidade e Prémios de Excelência, iniciativa da ERSAR organizada em parceria com o jornal Água & Ambiente – vai decorrer no próximo dia 22, em Lisboa, no âmbito da 12.ª Expo Conferência da Água.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM