27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Fernando Namora inspira amantes das artes plásticas e da escrita

16 de Novembro 2018

A Câmara Municipal de Condeixa, em articulação com a Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora e o Agrupamento de Escolas de Condeixa, acaba de lançar o concurso “Um Olhar sobre Fernando Namora”, no âmbito do centenário do nascimento do escritor, que se comemora em 2019.

Com o propósito de homenagear um dos grandes intelectuais que tiveram Condeixa por berço, o concurso, que decorre até 1 de Março de 2019, destina-se à comunidade educativa das escolas que se associam, de alguma forma, à memória, à vida e à obra do homenageado.

Aberto a diversas modalidades das expressões literárias (conto, ensaio, poesia) e plásticas (pintura, multimédia, escultura), pretende-se assim estimular e desenvolver o conhecimento e o estudo da obra multifacetada de um dos mais relevantes escritores em língua portuguesa do século XX.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objectos pessoais.

Com uma ampla produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM