29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Câmara de Ansião vai lançar obras que ascendem a cinco milhões de euros

2 de Novembro 2018

A Câmara Municipal de Ansião vai arrancar com quatro grandes obras orçadas em mais de cinco milhões de euros. A rede de saneamento de Chão de Couce, a ampliação do Parque Empresarial do Camporês, a construção da Loja do Cidadão e a requalificação da Avenida Dr. Vítor Faveiro são algumas das principais intervenções previstas no plano municipal para 2019.

“O orçamento do próximo ano, que está a ser preparado, irá ter uma incidência muito grande nas obras co-financiadas através dos fundos estruturais”, revelou o presidente da autarquia, salientando que “a rede de saneamento de Chão de Couce, a ampliação do Parque Empresarial do Camporês, a construção da Loja do Cidadão e a requalificação da Avenida Dr. Vítor Faveiro são as grandes obras que o Município de Ansião irá realizar em 2019”.

A estes investimentos juntam-se ainda outros negociados com os presidentes das juntas do concelho, adiantou António José Domingues, assegurando que “todas as freguesias irão ver algumas obras realizadas”.

Das várias intervenções programadas destaca-se a ampliação do Parque Empresarial do Camporês, que terá um custo de 2,4 milhões de euros, representando um investimento municipal de cerca de 1,4 milhões de euros. Esta obra prevê a implementação de mais 27 lotes e a criação de infra-estruturas a norte do IC8, tendo um prazo de execução de um ano e meio.

Outro dos investimentos marcantes é a Loja do Cidadão, cujo valor ascende a 562.000 euros. Trata-se de um espaço onde serão concentrados os serviços públicos, conferindo melhor qualidade de vida a todos os munícipes e vantagens às empresas.

Além disso, está previsto executar as obras de saneamento de Chão de Couce, que já estão a decorrer. Esta intervenção tem um custo superior a 1,4 milhões de euros e “exige do Município um esforço a rondar os 800.000 euros”.

Por fim, em vez do Mercado Municipal, a autarquia decidiu requalificar a Avenida Dr. Vítor Faveiro, cuja obra representa um investimento na ordem dos 575.000 euros. “O executivo entendeu que faria todo o sentido dar continuidade às obras de regeneração urbana da vila de Ansião, substituindo as obras do Mercado Municipal pela requalificação da Avenida Dr. Vítor Faveiro”, explicou António José Domingues, realçando que “era possível fazer essa reprogramação em termos do Centro 2020”. Para o autarca, este projecto é “mais adequado” e tem “maior interligação” com “a operação de revitalização urbana”. Além disso, “as obras do Mercado Municipal exigem uma periorização” e “o executivo não estava em condições de o realizar em 2017, como não está em condições de o realizar em 2018 e provavelmente não estará em condições de o realizar em 2019”.

Contudo, “nunca disse que não avançava com as obras do Mercado Municipal”, esclareceu o edil, argumentando que “estamos a aguardar que a reprogramação proposta para o Portugal 2020 possa trazer alguma verba para avançar com esta requalificação”. “Estamos a falar verdade às pessoas”, garantiu António José Domingues, defendendo que “é irrealista, para um orçamento a rondar os 11 milhões de euros, querermos fazer as obras do Mercado Municipal sem financiamento algum”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM