27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Biblioteca levou condeixenses a conhecer património literário de Leiria

9 de Novembro 2018

O grupo de participantes do projecto ‘Lérias, Letras & Companhia’, da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa, deslocou-se no passado dia 30 de Outubro à cidade de Leiria num roteiro cultural para conhecer a vida e obra de Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo, ilustres escritores que influenciaram o panorama literário da sua época.

O grupo foi recebido na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira pela bibliotecária Ângela Pereira, que apresentou a sala onde se encontra reunido todo o espólio do autor e que retrata de forma fiel o escritório da sua residência em Lisboa, nomeadamente livros publicados, cartas e outros documentos pessoais, a imponente secretária que serviu de base aos seus mais íntimos escritos, a biblioteca de referência do autor, fotografias, entre outros objectos.

Da parte da tarde o roteiro prosseguiu com um passeio pelos locais mais emblemáticos e representativos do percurso pessoal e literário de Rodrigues Lobo, poeta do século XVI, proveniente de uma família de cristãos-novos. A visita estendeu-se à rua onde viveu o escritor, estátua de Pedro Anjos Teixeira “O pastor peregrino”, alusiva ao autor, à praça Rodrigues Lobo, Igreja da Misericórdia e à Casa dos Pintores, antiga casa judaica reconvertida em museu.

O projecto ‘Lérias, Letras & Companhia’, de índole cultural e literária, decorre na primeira e terceira terça feira de cada mês, às 14h30, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento. A entrada é livre.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM