A Câmara Municipal de Ansião vai investir 500.000 euros na aquisição do edifício que acolheu durante 27 anos o Instituto Vasco da Gama, em Santiago da Guarda, para convertê-lo numa unidade de apoio à saúde mental.
“Há uma lacuna na região ao nível do apoio à saúde mental”, considera o presidente do Município de Ansião, antevendo nesta área uma janela de oportunidade para revitalizar o edifício do Instituto Vasco da Gama, que está “devoluto, vazio e a deteriorar-se”, desde o encerramento daquele estabelecimento de ensino em Setembro de 2017.
“Com a diminuição de jovens e a baixa natalidade é difícil aquele edifício voltar a servir o sector da educação”, salienta António José Domingues, defendendo que há “outras preocupações sociais” que poderão ocupar aquele espaço.
Para o autarca, a solução passa pela reconversão daquele edifício numa unidade de apoio à saúde mental, que vai permitir “devolver a Santiago da Guarda a dinâmica criada pelo Instituto Vasco da Gama há cerca de 27 anos”, sendo “bom para a freguesia de Santiago da Guarda e para o concelho de Ansião”, que desta forma passam a “comportar outro tipo de serviços”.
De referir que a compra do edifício do Instituto Vasco da Gama foi aprovada, por maioria com três abstenções, na reunião do executivo camarário do passado dia 22 de Outubro. “Esta aquisição não irá colocar em risco nenhum dos grandes investimentos municipais”, garantiu António José Domingues, alegando que “o valor base de aquisição são 500.000 euros e irá ser feita numa operação de leasing por 120 meses (10 anos), que irá ter um custo médio anual para o Município de 69.000 euros”.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM