Está quase aí mais uma edição do Trail da Ladeia. Seja a correr ou a caminhar, centenas de atletas voltam a partir à descoberta do norte do concelho de Ansião atravessando trilhos e caminhos. A prova, que tem tanto de beleza quanto de dureza, realiza-se na manhã deste domingo (14) em três vertentes: trail longo (28 quilómetros), trail curto (14 quilómetros) e caminhada(10 quilómetros).
“O Trail da Ladeia é um convite à descoberta dos segredos patrimoniais e históricos de Alvorge e dos montes e vales envolventes, onde os distritos de Leiria e de Coimbra se encontram e se situou há muitos séculos a Ladeia: uma fronteira móvel que separava o reino Árabe do esforço de conquista Cristão”, refere a organização, recordando que esta “é historicamente uma terra de superação de limites e espírito de conquista…e é precisamente esse espírito que queremos partilhar convosco”.
O largo do mercado de Alvorge é o ponto de partida e de chegada para esta prova de corrida de montanha que pretende promover a prática desportiva, fomentar o convívio e divulgar o património, usos e costumes locais.
Promovida pelo Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge, a competição vai ainda na quarta edição, contudo o crescente número de participantes evidencia bem a qualidade da organização. Este ano, a prova voltou a superar o número de inscritos de 2017. Na edição passada foram cerca de 400 participantes, este ano as inscrições já ultrapassaram a barreira dos 700.
E novidades? Nesta edição é “reforçada a componente cultural do evento, designadamente pela passagem por monumentos locais e por quase todas as bases dos moinhos de vento outrora existentes na região, assim como por alguns exemplares em estado de funcionamento”, realça a organização, adiantando que “outros motivos de interesse são as paisagens cársicas, ainda desconhecidas de muitos, e os vários produtos locais, presentes também nos já famosos pontos de reforço do Trail da Ladeia”.
No que toca aos prémios também há novidades com a introdução de prémios específicos para os residentes no concelho de Ansião, sendo que o maior troféu é também já um símbolo da prova: o vencedor leva sempre um presunto para casa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM