No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, ontem assinalado, Soure vai promover no próximo dia 16 um círculo de reflexão conjunta intitulado “Pensar a Saúde Mental”.
A iniciativa visa “chamar a atenção pública para a sensibilização e necessidade de reflexão para a saúde mental como uma causa comum e transversal, onde a dignidade da pessoa com estas problemáticas deve ser uma vertente inquestionável, e combater e ultrapassar o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica, uma vez que isso compromete a qualidade de vida das crianças, dos jovens e das suas famílias”, referiu, hoje, em conferência de imprensa, Manuela Santos, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Soure (CPCJ), que dinamiza a jornada em parceria com o Município.
De acordo com aquela responsável, “as perturbações da saúde mental e os distúrbios mentais são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI, com forte incidência no nosso país”.
´Famílias saudáveis, crianças felizes´ e ´o papel da comunidade – novos desafios´ são as temáticas dos dois painéis, em torno da “parentalidade comprometida”, do “dia de reflexão” que pretende levar a Soure “pessoas que trabalham esta temática diariamente e têm grande conhecimento sobre ela”.
Manuela Santos sublinha que “ao agir de forma precoce, conseguimos dar melhor qualidade de vida aos nossos jovens”. Nesse sentido, está em preparação, no âmbito do plano de acção da CPCJ, a constituição de um Observatório da Saúde Mental, que “monitorizará as situações para melhor as encaminhar”.
Para o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, o investimento neste seminário “é um sinal que o Município quer dar visibilidade para que este conjunto de especialistas possa ficar a conhecer o que tem sido o nosso projecto Tecer a Prevenção, aplaudido a nível nacional, replicado por outras CPCJ, e onde é identificado que se melhorarmos os comportamentos sociais das famílias, no âmbito do que é a saúde, vamos conseguir melhorias significativas no comportamento e nos factores de risco das crianças. É nisso que temos investido”, reforça o autarca.
“Pensar a Saúde Mental” realiza-se na próxima terça-feira (16), a partir das 9h30, no Pavilhão Mais Desporto, na Quinta da Coutada, na vila de Soure.
(Na foto, Manuela Santos, Mário Jorge Nunes e Gil Soares, hoje, na apresentação do evento)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM