O Grupo Musical Gesteirense (GMG) assinalou, no passado fim-de-semana, mais um aniversário, completando 74 anos de existência.
Actualmente, com cerca de quatro dezenas de executantes, sob direcção do maestro Ricardo Gabriel, e com uma escola de música, que se dedica a ensinar e formar jovens, o GMG teve recentemente a necessidade de remodelar a sua sede. As obras de requalificação estão praticamente concluídas, sendo as melhorias significativas e consideradas muito importantes para a actividade da instituição.
Conseguido também com a ajuda da população e de outras instituições, designadamente a União das Freguesias de Gesteira e Brunhós, o ARCA e o Grupo de Teatro da Gesteira, o projecto ficou orçado em 112.000 euros.
A Câmara Municipal de Soure atribuiu um apoio ao investimento equivalente a 40% do montante total, o correspondente a 44.800 euros, tendo o vereador com o pelouro da Cultura, Gil Soares, entregado na ocasião festiva a penúltima tranche de apoio, no valor de 2.500 euros.
O autarca realçou o papel das filarmónicas concelhias na vitalidade da Cultura e o seu importante contributo para a formação de crianças e jovens.
As comemorações do aniversário do GMG tiveram início com o hastear da bandeira, seguido da visita ao cemitério em homenagem aos executantes, sócios e directores já falecidos, seguido de um almoço que assinalou a efeméride.
O ponto alto das celebrações foi o concerto da Filarmónica, que teve lotação esgotada, com o público a assistir à apresentação e interpretação de novos temas. O espectáculo foi antecedido pela actuação da Escola de Música.
Em dia de festa, a nova direcção da banda honrou a história da instituição, homenageando o seu anterior maestro, Jorge Sousa Pereira, pela sua dedicação ao grupo, onde continua a figurar enquanto músico.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM