27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Vermoil cumpre tradição do Bodo das Castanhas

25 de Outubro 2018

A tradição do Bodo das Castanhas volta a cumprir-se entre amanhã e domingo (28), em Vermoil. Tasquinhas regionais, feira de frutos secos e de artesanato, passeio de clássicos, raid de BTT, concentração de caravanistas e radio modelismo são alguns dos “ingredientes” deste certame, que promete atrair milhares de visitantes àquela freguesia do concelho de Pombal.

“Esta é uma feira centenária que traz milhares de pessoas a Vermoil, por isso é o evento ex-libris da nossa freguesia”, realça Carlos Santos, presidente da Junta, salientando que “todas as actividades são promovidas pela Junta de Freguesia, mas as associações são convidadas a participar com vista a tirar proveito e angariar receitas para as suas actividades ao longo do ano”.

“Esta é uma das formas que a Junta de Freguesia arranjou para ajudar monetariamente as nossas colectividades”, frisa o autarca, certo de que “esta feira com longo historial é uma mais-valia para a nossa freguesia”, tanto pela dinâmica que traz a Vermoil, como pelo objectivo de ajudar financeiramente as associações locais, que têm ali uma fonte de rendimento.

Por isso, tal como já vem sendo hábito, a Junta de Freguesia de Vermoil volta a unir esforços com as colectividades locais para cumprir a tradição do Bodo das Castanhas, que se traduz numa feira secular valorizada com um programa rico e diversificado, que aposta na cultura, desporto e animação.

Mas a tradição não se cumpre apenas com o programa cultural e de animação. Entre amanhã e domingo (28), os visitantes poderão ainda deliciar-se com os sabores típicos da região, servidos pelas colectividades da freguesia nas quatro tasquinhas gastronómicas (duas com refeições, uma com pão com chouriço e outra com castanhas), que funcionam na sexta-feira (26) das 20h00 às 23h30, no sábado (27) e no domingo (28) das 12h00 às 23h30.

O Bodo das Castanhas arranca amanhã, pelas 18h00, com a sessão solene e a abertura das tasquinhas (19h00). Porém, o ponto alto dos festejos acontece apenas no domingo (28), logo de manhã, com a feira secular de frutos secos e artesanato, que à semelhança dos últimos anos conta com centenas de feirantes e expositores.

Portanto, estão reunidas todas as condições para repetir o sucesso das edições anteriores do Bodo das Castanhas, cujas “expectativas são sempre as melhores, apesar de estarmos sempre dependentes das condições atmosféricas”, referiu Carlos Santos, recordando que a maior parte das actividades se realiza ao ar livre.

 

Programa diversificado

A programação do Bodo das Castanhas amanhã, pelas 18h00, com a sessão solene e a abertura das tasquinhas (19h00). As actividades prosseguem com a Missa Comunitária na igreja ‘velha’ de Vermoil (20h00), um concerto da Filarmónica Vermoilense (21h00) e um baile animado por Graciano Ricardo.

No sábado (27), as actividades começam logo de manhã (9h00) com a comemoração do segundo aniversário da VermoCrawler – Spot de Radio Modelismo de Vermoil. Segue-se o passeio de veículos clássicos, a actuação de acordeonistas da região, um magusto popular e um espectáculo de magia com David Sousa. Mais tarde, Rui Alves e a sua Banda garantem animação (21h00), numa noite que vai acelerar no Scale Nocturno de Radio Modelismo (22h00).

No domingo (28), o recinto enche-se de feirantes que dão corpo à secular feira de frutos secos, à qual se junta uma grande feira de produtos diversificados e de artesanato. No período da manhã há ainda espaço para o desporto, com o raid e passeio de BTT, bem como a final do Campeonato Nacional de Rali RC. À tarde também não faltam actividades, que começam logo às 13h00 com animação de rua com “Os Porta da Traição” e continuam com a actuação do Rancho Folclórico dos Matos da Ranha (15h00). À noite, Zézita convida a um pezinho de dança num baile que encerra o Bodo das Castanhas 2018.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM