O Município de Pombal dedica o mês de Outubro à alimentação, e promove entre amanhã (19) e o dia 31, nas escolas do concelho, o projecto “Vamos Criar uma Horta?”, que pretende incentivar a criação de hortas em meio escolar, anunciou a autarquia.
Este projecto pretende elucidar as crianças e a restante comunidade educativa acerca de temas como a alimentação saudável e a sustentabilidade alimentar, promovendo, assim, o consumo de produtos sazonais e locais, envolvendo alunos de dez escolas do concelho.
Outra das iniciativas que o Município preparou para assinalar este mês irá iniciou-se esta quinta-feira e denomina-se “Lanche… tu escolhes!”, inserida no Projecto 3I’s – Intervir, Integrar e Incluir – E6G, actividade que terá uma duração de cinco semanas e visa promover a adopção de hábitos alimentares saudáveis, nomeadamente nos lanches escolares do 1.º ciclo do ensino básico, através da motivação das crianças para a escolha de alimentos saudáveis e preparação de lanches equilibrados, em conjunto com os seus pais, em casa.
De relembrar que o Projecto 3I’s – Intervir, Integrar e Incluir – E6G é promovido pelo Município de Pombal, e resulta do financiamento do Programa K’Escolhas, e que tem a Adilpom como entidade gestora. É desenvolvido sob a modalidade de consórcio, tendo o Município como parceiros a Adilpom, o Agrupamento de Escolas de Pombal, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Pombal.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a autarquia deu também o arranque para mais uma edição do projecto Heróis da Fruta, um projecto de âmbito nacional, desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, e que este ano decorrerá em parceria com o projecto Saúde Oral Bibliotecas Escolares.
“Esta é mais uma iniciativa do Município de Pombal que tem com objectivo a promoção de estilos de vida saudáveis, através da motivação do consumo diário de lanches escolares mais equilibrados, com a inclusão de fruta nas refeições das crianças, incentivando-os à adopção de hábitos de saúde oral na escola”, refere uma nota da edilidade.
Ainda no âmbito do mês da alimentação, a autarquia promoveu uma acção de acompanhamento e de sensibilização do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, subordinada ao tema “Alimentação: Planear, Comprar, Conservar e Confeccionar”.
Aquele programa visa diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, e desenvolve medidas de acompanhamento para a capacitação de pessoas mais carenciadas com o planeamento e gestão da alimentação, de forma segura, saudável e económica, em função dos alimentos disponíveis.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM