14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal promove amanhã seminário para dizer BASTA à violência contra idosos

8 de Outubro 2018

“Violência contra idosos: Quem se importa?” A questão é colocada pela APEPI (Associação de Pais e Educadores para a Infância) que, através do projecto BASTA, promove amanhã, no Teatro-Cine de Pombal, um seminário que pretende abordar a problemática da violência contra os idosos nas suas diversas formas (violência física e psicológica, negligência, abandono, isolamento…), convidando a reflectir sobre as necessidades de intervenção e a capacitação para o envelhecimento activo e saudável.

O seminário tem início às 10h00 com a sessão de abertura que contará com a presença do presidente da direcção da APEPI, um representante das IPSS’s com respostas sociais para a terceira idade do concelho de Pombal, um representante do Consórcio Ageing@Coimbra, o presidente do Município de Pombal, a directora do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social e o presidente da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

Todavia, o seminário propriamente dito começa apenas pelas 11h00, com um painel sobre “Violência contra idosas/os: Quem se importa?”, cuja temática será abordada por Elisabete Brasil (directora executiva para a Violência de Género da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta), uma representante da Comissão Municipal de Apoio ao Idoso (COMAQ do Município de Batalha) e Ana Cabral (vereadora do Desenvolvimento Social do Município de Pombal). A jornalista Patrícia Duarte é a moderadora deste painel.

Ainda da parte da manhã (12h00) João Apóstolo vai falar sobre o envelhecimento activo. O orador é membro do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

A tarde começa, pelas 14h30, com um momento musical pela Tuna da Universidade Sénior de Pombal e continuam com a apresentação de duas iniciativas locais de luta contra o isolamento e do combate à violência. Primeiro (15h00), a assistente social e a psicóloga da APEPI, respectivamente Sandrina Mota e Sofia Gonçalves, apresentam o Gabinete de Apoio as Vítimas de Violência do Concelho de Pombal. Segue-se a apresentação do Projecto da Comissão Social de Freguesia de Pombal “Idosos entre nós” pelo presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão.

O seminário encerra às 16h00, numa sessão com o autarca Diogo Mateus e o especialista em Medicina Legal, José Pinto da Costa.

No local estará também patente uma mostra de resultados da actividade ‘Grisalhos Activos’, promovida pelo projecto “Rosa dos Ventos” – CLDS 3G Pombal.

De referir que as inscrições para o seminário são gratuitas, mas estão limitadas ao número de lugares disponíveis, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do e-mail do projecto BASTA (apepi.basta@gmail.com).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM