8 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Gala da Educação distinguiu uma centena de alunos

21 de Outubro 2018

O presidente da Câmara de Penela considera que é preciso “ousar” no processo de descentralização de competências na área da Educação, do poder central para os municípios, para que este “possa convergir para a construção de uma escola centrada em melhores aprendizagens para todos os alunos, que aposte na flexibilidade curricular, no reforço da autonomia das escolas e que aos professores sejam dadas as condições de formação e de valorização que induzam e motivem à mudança”.

“Não nos inquieta a responsabilidade para a gestão dos activos da educação no nosso território, mas não nos entusiasma dar esse passo para este processo de descentralização municipal em que apenas tenhamos de assumir o papel de encarregado geral, sem o envelope financeiro adequado. A nossa visão, interesse e responsabilidade está muito além deste horizonte limitado”, frisou Luís Matias, ao intervir na XI Gala da Educação – Crédito Agrícola, realizada, ontem à noite, em Penela.

Segundo o autarca, “quando na década de 80 do século passado se entregou aos municípios a gestão das escolas do primeiro ciclo e os jardins-de-infância, bem como a gestão do pessoal não docente desses estabelecimentos, foi notória a melhoria do sistema em benefício do serviço prestado a esses alunos”.

“Hoje, a rede do pré-escolar e primeiro ciclo é abrangente e de qualidade, quer nas suas instalações quer nos recursos humanos, satisfazendo, globalmente, as necessidades da comunidade”, salientou o edil.

Sublinhando que o executivo penelense assumiu a Educação como uma prioridade, Luís Matias entende que o Projecto Estratégico Educativo Municipal, entretanto elaborado, deve dar resposta ao “momento de transição” que o ensino vive.

Sob o lema “Penela, Educação para a Excelência”, a gala, dinamizada pelo Município, Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e o pólo de Penela da Escola Tecnológica e Profissional (ETP) de Sicó, com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola, reconheceu publicamente o mérito dos melhores alunos de cada ano de escolaridade (do 4.º ao 12.º) e aos que concluíram a licenciatura ou o mestrado com média igual ou superior a 14 valores no ano lectivo de 2017/2018.

Este ano, foram distinguidos 84 alunos com o prémio de mérito escolar, 16 com mérito desportivo e três com o novo “Prémio Cidadania”.

“A escola tem de valorizar o desenvolvimento de projectos de âmbito social e de empreendedorismo, valorizar alunos que começam num patamar mais baixo, mas que trabalham imenso e conseguem superar-se em resultados”, referiu Maria Fernanda Dias, directora do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, a propósito da nova distinção.

Por seu turno, Emídio Domingues, director do pólo de Penela da ETP Sicó, fez a “defesa” do ensino profissional, observando que “é tempo de deixarmos o preconceito em relação ao ensino profissional. “Não é melhor nem pior, é uma via diferente, uma tipologia de ensino diferente, de acordo com o percurso de cada aluno”, referiu.

Para o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Luís Menezes, é importante “estudar, adquirir conhecimentos, mas não chega”. “É fundamental ter as chamadas competências transversais, algo que nem sempre é tido em conta nas várias disciplinas do nosso ensino”, nota.

“A escola deve envolver-se para proporcionar pessoas completas, preparadas para enfrentar um futuro desconhecido”, defendeu Luís Menezes, perante uma plateia composta por alunos, familiares e professores, no Pavilhão Multiusos de Penela.

Galeria de fotos aqui.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM