A grande maioria do concelho de Soure, incluindo a vila, continua sem luz devido à tempestade Leslie, apesar da garantia dada pelo Governo de reposição da electricidade durante a noite.
Com excepção da Granja do Ulmeiro, que está a ser alimentada pelo concelho de Montemor-o-Velho, todo o concelho “continua às escuras”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes.
O ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita, garantiu no domingo que a vila de Soure, um dos concelhos mais afectados pela passagem do furação Leslie, que atingiu a região Centro, terá energia eléctrica ainda nessa noite.
O município do distrito de Coimbra está sem luz depois da tempestade Leslie ter provocado muitos estragos na rede durante a noite de sábado.
“Estamos na mesma. Não há evolução, a não ser as tentativas da EDP para repor o sistema”, acrescentou o autarca, referindo que a empresa de energia alterou a sua estratégia de alimentação à vila de Soure, optando por ir buscar energia ao concelho vizinho de Condeixa.
Mário Jorge Nunes conta ainda hoje que cheguem a Soure cerca de 40 geradores, para poderem dar energia a postes de transformação da EDP e, por conseguinte, repor a luz em vários dos aglomerados populacionais do concelho.
De momento, o centro de saúde de Soure, os Bombeiros e a Câmara Municipal também estão a funcionar com recurso a gerador, assim como as captações de água, o que permitiu que, neste momento, mais de 50 por cento do município já tenha visto o abastecimento de água reposto.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se esta manhã ao concelho para se inteirar da situação provocada pela passagem da tempestade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM