O concelho de Soure, um dos mais afectados pela tempestade Leslie, no sábado, voltou a ter energia em 100 por cento do seu território, ainda que com algumas falhas pontuais, informou hoje o presidente da Câmara.
“Neste momento, estamos com 100 por cento de cobertura de energia eléctrica, ainda que com algumas falhas e contingências”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, precisando que a reposição total se verificou a partir das 20h00 de quinta-feira.
Segundo o autarca, dos cerca de 80 geradores que chegaram a estar no terreno para alimentar postos de transformação, nenhum está a ser utilizado.
“A EDP está a trabalhar muito bem no terreno”, notou o autarca, referindo que Soure está agora “a entrar na sua vida normal”, graças “a um trabalho espectacular de todos – entidades, população e empresas”.
De acordo com Mário Jorge Nunes, os prejuízos calculados pela tempestade foram, entretanto, actualizados, contabilizando-se um total de 13 milhões de euros em danos, quatro milhões dos quais na componente agrícola e os outros nove milhões em infraestruturas municipais, património, colectividades, habitações e empresas.
O autarca espera agora que, no fim de semana, caso não chova, surja uma oportunidade “para a solidariedade entre vizinhos” para se avançar com pequenas reparações em telhados afectados.
A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Protecção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.
Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM