15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Confraria do Chícharo conta com sete novos confrades para divulgar Alvaiázere

15 de Outubro 2018

O concelho de Alvaiázere conta com mais sete “embaixadores” do património gastronómico, cultural e natural do território. Trata-se de sete confrades efectivos que foram entronizados no oitavo Capítulo da Confraria do Chícharo, que aconteceu ontem na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. Na altura os novos elementos daquela associação juraram defender as qualidades do chícharo, salientar a sua nobreza e promovê-lo enquanto ícone da grandeza gastronómica e cultural do concelho, com vista à defesa da identidade local alvaiazerense.

“O chícharo tem-se afirmado cada vez mais no panorama nacional”, salientou o presidente da direcção, Paulo Reis Silva, evidenciando que “todos os nossos confrades têm culpa neste sucesso”, uma vez que, “ao longo do ano, percorrem Portugal de norte a sul para divulgar não só a nossa Confraria, mas também o chícharo e todo o nosso património gastronómico, natural e cultural do concelho”.

Esse trabalho de promoção conta agora com mais sete “embaixadores”, aumentando de 57 para 64 o número de confrades que assumem a “nobre tarefa” de “divulgar e promover o chícharo, bem como todos os produtos endógenos da nossa terra”.

Além dos confrades, a responsabilidade de valorização e divulgação do chícharo é também partilhada pelo chef alvaiazerense Rui Cardoso, que tomou a iniciativa de divulgar esta leguminosa numa semana gastronómica em França, onde está radicado.

Mas o trabalho da Confraria do Chícharo não se resume a divulgar esta leguminosa fora das fronteiras do concelho. Por isso, estabeleceram uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere no sentido de “incutir nas crianças o orgulho em viver na Capital do Chícharo”, referiu Paulo Reis Silva, adiantando que a Confraria também apoiou e colaborou com três alunas daquela escola na realização de uma revista sobre o chícharo.

“Todos os elementos da Confraria do Chícharo têm feito um trabalho extraordinário na promoção do concelho, levando o nome de Alvaiázere e do chícharo por todo o território nacional”, reconheceu a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, constatando que “a criação da Confraria do Chícharo foi precisamente com o objectivo de alavancar e potenciar o nosso território”.

“Alvaiázere hoje está no mapa e isso muito se deve ao trabalho de promoção do território associado à marca chícharo”, realçou o presidente da Assembleia Geral da Confraria, Manuel Lourenço, defendendo que “a estratégia de ancorar a promoção do território na marca chícharo está a ser muito bem conseguida”.

Contudo, “se o aumento de notoriedade da marca Alvaiázere e da marca chícharo traz muitas oportunidades, traz também inúmeros desafios para toda a cadeia relacionada com esta leguminosa”, pelo que “toda a comunidade deve trabalhar no sentido de potenciar cada vez mais as oportunidades trazidas pelo chícharo”, concluiu Manuel Lourenço.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM