29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa recebe ‘Tocha da Paz’ em viagem pelo mundo

3 de Outubro 2018

Condeixa recebe amanhã a ‘Tocha da Paz’ que atravessará o município pela mão das crianças e atletas condeixenses, associando-se à maior corrida de estafeta do continente europeu que, com uma tocha em chamas, promove os ideais da paz mundial.

A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run está a percorrer os cinco continentes, tendo começado este ano a sua rota europeia na cidade de Sófia, na Bulgária, a 27 de Fevereiro, e que terminará pela primeira vez em Portugal, no dia 8 de Outubro, em Lisboa.

Em Condeixa, a Tocha da Paz percorrerá o município partindo das Ruínas de Conímbriga, pelas 9h00, passando pelo Museu PO.RO.S., Biblioteca Municipal, Praça da República e Câmara Municipal onde, pelas 9h25, decorrerá uma pequena cerimónia no espaço exterior, antes da tocha seguir viagem em direcção ao concelho de Soure, atravessando a freguesia de Ega.

A Tocha da Paz será transportada por alunos das escolas do concelho e atletas da Associação de Alcabideque, Associação da Venda da Luísa, Ugas da Ega e jovens do Youth.Cdx, a que se juntará o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, e o vereador Carlos Canais.

A Tocha da Paz percorrerá em território nacional aproximadamente 500 quilómetros prevendo-se que estejam envolvidas milhares de crianças e dezenas de escolas.

Desde a corrida inaugural, em 1987, a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run visitou mais de 150 países, permitiu que milhões de pessoas participassem nesta corrida e que se percorressem aproximadamente 500.000 quilómetros, equivalente a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra.

O fundador desta corrida, Sri Chinmoy, dedicou a sua vida a promover os ideais da paz mundial e da unicidade, levando a cabo inúmeras iniciativas que visavam unir pessoas de diversas culturas e estilos de vida para trabalhar por um mundo mais gratificante. É reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta. Foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global. Em 1987, fundou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run como forma de reunir as pessoas num evento global. Pessoas de todo o mundo já seguraram a tocha colocando nela o desejo de um futuro melhor.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM