27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Conímbriga candidata a congresso internacional sobre mosaico antigo

12 de Outubro 2018

Conímbriga pode vir a acolher a realização do colóquio da Associação Internacional para o Estudo do Mosaico Antigo (AIEMA), em Julho de 2021.

A votação da candidatura portuguesa, intitulada “Vergílio Correia in memoriam”, que concorre com outra de Aix-en-Provence (França), realiza-se no Chipre, na próxima quinta-feira (18).

“Conímbriga reúne a maior colecção de mosaicos romanos descobertos até hoje em Portugal, com o acrescido valor de estes pavimentos serem executados em calcário local e de se encontrarem conservados no seu local de origem. Vergílio Correia foi o responsável pela descoberta em Conímbriga, entre 1930 e 1944, de 80 dos 93 pavimentos de mosaicos romanos conhecidos, os quais se conservam in situ e ao dispor dos públicos e dos estudiosos”, refere o documento que sustenta a candidatura.

Segundo o mesmo texto, “se a esta colecção de pavimentos ligarmos os conjuntos de mosaicos das villae ou quintas agrícolas com residência senhorial, descobertos no território do municipium de Conímbriga, no Rabaçal – Penela (1984 e 1994 – 20 mosaicos), em Santiago da Guarda – Ansião (2002 e 2005 – 31 mosaicos) e São Simão – Penela (2015 e 2018 – 13 mosaicos), comprova-se a presença de um total de 157 obras, dotadas cada uma de características muito próprias, e uma produção continuada entre os séculos I e V d.C.”. “Constituem um impressionante testemunho que nos remete para correntes estilísticas de vários períodos de época romana, marcados pela influência itálica, africana ou oriental”, sublinham os promotores da candidatura.

O tema do mosaico romano será “com certeza um dos pontos fortes” do dossier da candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco, que o referido movimento pretende tornar uma realidade, em paralelo com a criação do Centro Internacional de Documentação do Mosaico Antigo e Contemporâneo, em ligação com o centro seu congénere existente em Ravenna (Itália), cidade Património Mundial da Unesco, desde 1996.

O programa do colóquio contempla sessões em Conímbriga, Rabaçal (Penela) e Santiago da Guarda (Ansião).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM