27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra recebeu hoje título de Região Europeia da Gastronomia 2021

8 de Outubro 2018

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, numa cerimónia em que a secretária de Estado do Ordenamento do Território salientou as características distintivas do território.

“Portugal é um território da distinção, da diversidade e da diferenciação, com uma história rica e antiga”, disse Célia Ramos aos jornalistas, após a cerimónia de entrega do título atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), na Embaixada da Eslovénia.

No contexto nacional, acrescentou, Coimbra e toda a região contém em “si mesma a diferenciação de 19 municípios, que vêm desde a Serra da Estrela até à nossa costa”.

“No fundo isto é uma distinção que pode ser uma bandeira para nos afirmar pela gastronomia, num território em que temos património mundial e nos afirmamos noutras áreas”, disse a governante.

O título dará “grande visibilidade a uma região muito diversa e fará com que, a partir das grandes portas de entrada no país, Lisboa e Porto, se afirme como uma região a visitar”.

Para o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, o título hoje recebido vai permitir maior afirmação e sustentabilidade ao nível gastronómico, económico, ambiental e social.

A distinção vai permitir também “a orientação e investimento da qualificação e capacitação da oferta, com base numa linha de comunicação concertada e integradora, que pretende mostrar um território mais harmonizado sem, no entanto, comprometer a sua autenticidade e diversidade”.

Um dos objectivos base, segundo João Ataíde, passa por “optimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das actividades económicas aglutinadas a este sector, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes, de uma forma mais organizada e integrada”.

A estratégia passa “por actuar no planeamento integrado, da criação e promoção de projectos de carácter intermunicipal que unifiquem a oferta e a imagem da Região, enquanto destino de qualidade, quer para viver, quer para visitar”.

A candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra conta entre os fundadores com a Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo, Instituto Politécnico, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além do apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

A Turismo Centro de Portugal já se congratulou com a distinção atribuída. “Uma região que alia o Leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os Pasteis de Tentúgal, os Pasteis de Lorvão ou as Barrigas de Freira, é uma região gastronómica que merece, justamente, ser conhecida e reconhecida em todo o espaço europeu. É isso que vai acontecer em 2021, com uma distinção que enche de orgulho o Centro de Portugal. Parabéns à Região de Coimbra, à sua Comunidade Intermunicipal e aos 19 municípios que a compõem, que não se poupam a esforços para levar a marca Coimbra a espaços cada vez alargados”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e membro do Conselho Estratégico do Desenvolvimento Intermunicipal da Região de Coimbra.

“Esta é também uma excelente oportunidade para cada vez mais europeus descobrirem esta região, de forma a conhecerem, além de gastronomia, os sítios património mundial, os locais de natureza quase intocada, as aldeias do xisto ou a costa atlântica, recursos turísticos que caracterizam a Região de Coimbra”, acrescenta.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM