8 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Concelhia do PSD com críticas duras à governação socialista

12 de Outubro 2018

A Comissão Política Concelhia do PSD de Ansião denunciou a “falta de visão estratégica para o concelho” e o “real desinvestimento que se verifica nas freguesias”, realçando que “parecem cada vez mais notórias a desorientação e falta de compromisso com a verdade” por parte do executivo socialista, liderado por António José Domingues.

Numa nota de imprensa, os sociais-democratas referem que a “propalada ‘aposta na educação’ para o presente ano lectivo” não passou de “um forte desinvestimento”, alegando que após a “análise dos documentos financeiros” concluíram que houve “uma redução de 80 para 50 no número famílias carenciadas apoiadas pelo Município”, com o apoio em material escolar a passar “de 4.000 euros em 2017 para apenas 1.000 em 2018”. A Concelhia Laranja vai ainda mais longe afirmando que “no total, o investimento directo nas funções puramente educativas é reduzido em cerca de 100.000 euros, enquanto que a redução nas funções sociais do Município se aproxima dos 600.000 euros”.

Também a “passividade” do executivo camarário em relação à situação do IC8 mereceu preocupação por parte da bancada do PSD, que acusa António José Domingues de deixar “cair por terra todos os esforços por uma verdadeira conversão daquela via num traçado de Itinerário Complementar”, que garanta a redução efectiva da sinistralidade. Esta preocupação levou os deputados do PSD a apresentarem uma Recomendação ao Governo da República Portuguesa, que sugere a “execução dos investimentos adequados” para “minorar substancialmente o problema”, a qual foi aprovada por unanimidade na última reunião de Assembleia Municipal de Ansião.

A mesma nota põe ainda em causa os “benefícios futuros e reais para o concelho” de “três novos investimentos” de valor total superior a 1,35 milhões de euros, apresentados pelo presidente da Câmara. Assim, o PSD não entende “a base estratégica e o fundamento” que sustentam a aquisição das instalações do Instituto Vasco da Gama, por cerca de 500.000 euros. O investimento de 370.000 euros num Centro de Interpretação do Nabão e de 490.000 euros num Mountain Club são outros projectos “sem fundamento e/ou explicação”.

Em contrapartida, “afastados parecem os investimentos considerados estratégicos” pela bancada do PSD, nomeadamente a ampliação do Parque Empresarial do Camporês e a requalificação do Mercado Municipal de Ansião, que “tinham comparticipação financeira aprovada e seriam estruturantes para o desenvolvimento económico do concelho”.

De acordo com o PSD, “por explicar” está também “o real envolvimento do Município na intenção de criação de uma Unidade de Saúde Familiar em Ansião”, que implicaria o encerramento das Extensões de Saúde de Alvorge e Chão de Couce.

Em termos de saúde pública, os sociais-democratas mostram-se igualmente preocupados com “a suspeita de problemas com o tratamento da água da rede pública durante o Verão”, cujos “problemas com a qualidade da água fornecida à população, nomeadamente com deficiências ao nível da dosagem de cloro”, foram admitidos pelo presidente da autarquia, após “muita insistência”, apesar de na altura ter “negado tais problemas e incentivado a continuidade do seu consumo pela população”.

Em modo de conclusão, a Concelhia do PSD salienta que está ainda a aguardar pelo “lançamento do primeiro concurso público” da responsabilidade deste executivo, que tomou posse há quase um ano.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM