23 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Centro de Negócios quer continuar a potenciar desenvolvimento económico

7 de Outubro 2018

A Câmara Municipal de Ansião quer “criar mais valências no Centro de Negócios” com vista a “projectar no futuro” aquele “espaço emblemático” do concelho, revelou o presidente do Município numa altura em que a autarquia prepara um programa de cinco dias para assinalar uma década de actividade daquela infra-estrutura sediada no Parque Empresarial do Camporês. A comemoração do 10.º aniversário do Centro de Negócios arranca amanhã e prolonga-se até sexta-feira (12).

“O Centro de Negócios é um espaço emblemático no Parque Empresarial do Camporês e no concelho de Ansião”, que “acompanhou o crescimento económico” do território e pode “potenciar a ampliação do Parque Empresarial para a zona Norte do IC8”, realçou António José Domingues, salientando que “queremos dinamizar o Centro de Negócios”, criando ali “mais valências” que possam “apoiar com criatividade e inovação as empresas do concelho e da região”.

Desta forma, a “dinamização do Centro de Negócios” passa pela “ideia de criar ali um centro de conhecimento e de apoio às empresas, que seja diferenciador e inovador”, permitindo “apoiar não só as empresas sediadas no concelho, mas também de toda a região”.

Aliás, já foi com este intuito que se instalou recentemente no Centro de Negócios de Ansião o projecto inovador Forging, que actua na área de investigação e desenvolvimento, atestando a capacidade daquele espaço se transformar numa “incubadora de novas oportunidades para áreas onde a criatividade é a palavra chave”.

Todavia, para a concretização desse objectivo é fundamental “mostrar que o Centro de Negócios e o Parque Empresarial do Camporês são importantes para o desenvolvimento económico e social do concelho”, pelo que a comemoração do 10.º aniversário do Centro de Negócios tem também esse desígnio.

“Queremos transformar esta semana num momento de dinâmica do próprio espaço, relembrando os 10 anos do Centro de Negócios e projectando esta infra-estrutura para o futuro, desenvolvendo aquilo que achamos que é importante: a parte do empreendedorismo”, enfatizou António José Domingues, recordando que inicialmente este equipamento pretendia “criar uma dinâmica de apoio às empresas, funcionando como uma incubadora, mas não foi pelo facto de não ter ter funcionado tanto nessa vertente que obstou que o Parque Empresarial crescesse através da procura directa de empresários”.

Neste momento, o Centro de Negócios acolhe o Espaço Empresa e o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, que consistem em dois serviços que visam dinamizar o Parque Empresarial do Camporês. Com esse mesmo intuito a autarquia ambiciona instalar ali “uma start up que centralize criatividade e inovação para que o Parque possa crescer com essas empresas e, obviamente, que as empresas já ali sediadas possam também beneficiar desse desenvolvimento empreendedor, tecnológico e inovador”.

 

Desenvolvimento integrado

O 10.º aniversário do Centro de Negócios pretende também ser um momento de reflexão sobre o “desenvolvimento integrado para o concelho”, pelo que este será o tema central de um ciclo de conferências que traz a Ansião empresários, governantes e representantes de diversas entidades e associações ligadas ao sector empresarial.

A programação, que se estende por uma semana, arranca amanhã com a autarquia a querer mostrar que Ansião é “um concelho com futuro”.  Neste sentido, no primeiro dia são apresentados os vídeos “Centro de Negócios: passado, presente e futuro” e “Invista no Concelho de Ansião”, numa sessão cuja abertura está a cargo do presidente da autarquia e o encerramento do presidente do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), Nuno Mangas.

Na terça-feira (9), destaque para a apresentação das primeiras empresas no Parque Empresarial do Camporês e do projecto Forging, que se instalou recentemente no Centro de Negócios.

Já a quarta-feira (10) é dedicada à “inovação, informação, conhecimento e tecnologia”, numa sessão que inclui a abertura do concurso de projectos inovadores “2 Startup – Liberta a tua inovação”.

Por sua vez, na quinta-feira (11) o tema em destaque será “O Mundo Rural: um espaço de oportunidades”, numa conferência que irá abordar o potencial agrícola e a riqueza florestal do concelho. Neste dia, José Miguel Medeiros apresentará ainda a empresa pública “FlorestGal”.

O programa comemorativo do 10.º aniversário do Centro de Negócios termina na sexta-feira (12) com o Congresso Empresarial do Concelho de Ansião e a Gala do Empresário, que contará com a presença do ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Pedro Siza Vieira, da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, de António José Domingues e do presidente da AEDA, Hugo Bairrada.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM