14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Rancho de Maçãs de D. Maria recuperou “Cantar às Almas”

3 de Outubro 2018

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria recuperou a antiga tradição de “Cantar às Almas”, tendo feito a primeira apresentação pública no fim-de-semana de 22 e 23 de Setembro, durante o colóquio “Práticas Funerárias e Atitudes perante a Morte na Região Centro, da Pré-História ao Presente: Arqueologia, História, Arte e Antropologia”, que se realizou em Maçãs de D. Maria.
“Esta tradição cristã, quase perdida, de ‘Cantar às Almas’, também chamada  ‘Encomendação das Almas’, existiu em todo o país, subsistindo só em algumas localidades de Portugal e do Brasil”, recorda a Albaiäz – Associação de Defesa do Património, adiantando que “constitui uma das mais genuínas expressões populares portuguesas de culto aos mortos, que não se verificou noutros países católicos europeus”.
De referir que esta tradição cristã cumpria-se geralmente na Quaresma, período em que um grupo de pessoas cantava pelas ruas, durante a noite, alertando os viventes para a oração em favor dos falecidos. As esmolas recolhidas eram depois aplicadas em ofícios litúrgicos de sufrágio pelas almas dos falecidos.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM