13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere Capital do Chícharo arranca amanhã com muitas novidades

4 de Outubro 2018

Arranca amanhã mais uma edição do Alvaiázere Capital do Chícharo, que todos os anos atrai milhares de pessoas à descoberta da inconfundível gastronomia da região. Durante três dias, os produtos endógenos de Sicó juntam-se ao chícharo numa conjugação de sabores que alia tradição e inovação. O resultado são pratos típicos e novas iguarias que serão servidos entre amanhã e domingo (7) nas tasquinhas e nos restaurantes aderentes. A animação completa o evento, com um programa vasto e diversificado que aposta em muitas novidades.

Este ano, o mês de Outubro é especial em Alvaiázere. Está prestes a começar o maior evento do concelho, que até 2017 se realizou em Junho, congregando a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato (FAFIPA) e o Festival Gastronómico do Chícharo. E esta não é a única novidade deste certame. Além de todas as actividades que fazem parte intrínseca do programa do Alvaiázere Capital do Chícharo, somam-se outras tantas. O objectivo é “dar resposta a todas as faixas etárias e a todos os gostos”, frisa a presidente da Câmara Municipal, que pretende ainda “dar conhecer um pouco mais de Alvaiázere, mostrando aquilo que nos distingue enquanto território das Terras de Sicó”.

Assim, à semelhança dos anos anteriores, as tasquinhas, os restaurantes aderentes, a mostra de produtos regionais, o espaço empresarial, as mesas redondas e as exposições promovem o melhor do concelho num evento que este ano tem muito mais para oferecer. Afinal, os visitantes podem também embarcar nas visitas ao património, visitar o encontro de coleccionadores, entrar na maratona de fotografia, dar ao pedal num passeio de bicicletas antigas, assistir a uma corrida de toiros, participar em vários concursos e apreciar músicas do mundo.

“Dar a conhecer um pouco mais de Alvaiázere, mostrando as potencialidades do concelho em termos turísticos” é o principal objectivo da autarquia com as visitas ao património, que vão decorrer de sexta-feira (5) a domingo (7), entre as 16h00 e as 18h00. Para isso, estará disponível “uma viatura com um guia” que transportará os visitantes por “circuitos turísticos de reconhecimento do património concelhio”.

Esta edição do evento recupera igualmente o encontro de coleccionadores que, à semelhança das duas edições realizadas no passado, inclui “o lançamento de uma colecção de sete pacotes de açúcar com imagens do concelho”, que estarão disponíveis nos espaços comerciais de Alvaiázere.

Outra das novidades é a Maratona de Fotografia, cuja finalidade passa por desafiar o público a “percorrer o concelho, registando não só o património, mas também as actividades e tudo aquilo que acharem relevante neste fim-de-semana”, explica Célia Marques, adiantando que “será entregue um prémio à fotografia ou ao conjunto de fotografias mais interessante”.

Além da Maratona de Fotografia, há mais três concursos. Desta forma, a ADECA (Associação de Desenvolvimento Integrado de Alvaiázere) vai dinamizar o habitual concurso de stands e vai recuperar o concurso de montras, ao qual podem concorrer todos os estabelecimentos comerciais de Alvaiázere. Por sua vez, a Confraria do Chícharo fica responsável por eleger a melhor tasquinha e o melhor prato, no sentido de “promover o aparecimento de pratos novos, a criatividade, a apresentação e a forma de trabalhar os produtos endógenos”.

Às 16h00 de sábado há mais uma estreia, desta feita uma grandiosa corrida de toiros, que conta com a participação dos cavaleiros Luís Rouxinol, David Gomes e Cláudia, que irão tourear seis imponentes toiros da Ganadaria Nuno Casquinha. As tradicionais pegas estão a cargo dos Forcados de Riachos, Académicos de Coimbra e de Grândola.

Inédito será também o passeio de bicicletas antigas, marcado para a tarde de sábado (6) e com início no Museu Municipal às 14h30. Esta actividade vem juntar-se aos já tradicionais passeios de tractores e de clássicos, que habitualmente têm “muita adesão” e dão “um colorido diferente ao certame”.

Repetente é o Trail do Chícharo, que vai para a segunda edição e tal como no ano passado inclui um trail longo (30 km), um trail curto (12 km) e uma caminhada de natureza que propõe partir à descoberta do património natural, arquitectónico e paisagístico do concelho.

Habitual é também o showcooking, a animação de rua e os passeios de charrete pela vila de Alvaiázere, que este ano voltam a ter lugar no programa do Alvaiázere Capital do Chícharo.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM