A carga fiscal municipal em Soure vai ter nos próximos tempos um “sustentado alívio”, designadamente ao nível do IMI e da derrama, anunciou hoje o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, na sessão solene do Dia do Município.
“Na próxima reunião de Câmara irei propor um sustentado alívio carga fiscal municipal, que temos vindo a fazer mas de forma muito cirúrgica, baixando a médio prazo de uma forma programada ainda mais o nosso IMI e a derrama às empresas”, revelou o autarca, acentuando que a proposta surge “num ano que não é de eleições”.
Segundo Mário Jorge Nunes, a saúde financeira da edilidade e “a nossa expectativa de continuar a desenvolver económica e socialmente o concelho leva-nos a continuar implementar esta medida”, sem contudo, assegura, “retirar nenhum apoio às questões fundamentais que nos tem regido nos últimos tempos”, como a educação, acção social, saúde, protecção civil, bem-estar dos cidadãos e a modernização administrativa do município.
Na sessão de hoje à tarde foram entregues, como é habitual todos os anos, os prémios aos melhores alunos do ensino secundário do concelho, promovendo o reconhecimento do sucesso escolar e do “compromisso da autarquia com o projecto educativo do concelho”, como sublinhou o vereador da Educação, Gil Soares.
As distinguidas foram Inês Casaleiro (10.º ano), Ana Azevedo (11.º ano) e Vladyslava Trachenko (12.º ano), todas alunas do Instituto Pedro Hispano.
A cerimónia do Dia do Município contou ainda com a assinatura de quase duas dezenas de protocolos de colaboração entre a autarquia e associações culturais e desportivas, e fábricas da igreja, para apoios financeiros ao investimento, nomeadamente obras em instalações e aquisição de equipamentos.
Ainda durante a tarde de hoje, decorreu uma sessão evocativa do Dia Internacional da Paz, no âmbito da adesão do município ao Conselho Português para a Paz e Cooperação, cuja presidente, Ilda Figueiredo, marcou presença em Soure para apelar aos esforços de todos “para a paz e a necessidade de sermos solidários”.
Soure, que hoje assinala o feriado municipal, vive até à próxima terça-feira as tradicionais Festas de São Mateus, atraindo milhares de visitantes à vila e ao concelho.
(Na foto, as alunas premiadas Inês Casaleiro, Ana Azevedo e Vladyslava Trachenko, acompanhadas dos autarcas Gil Soares, Mário Jorge Nunes e João Gouveia)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM