Motivar e sensibilizar os jovens para os grandes problemas ambientais do presente e do futuro é um dos principais objectivos da primeira edição do Pangeia – Festival Municipal da Juventude que Soure acolhe entre os próximos dia 14 e 16 de Setembro, numa organização da Câmara local.
“Este é um festival sobre a Terra e as suas temáticas, associadas às questões ambientais, e não pretende ser um evento de massas, mas sim destinado à juventude de Soure e está preparado para 2.000 participantes”, disse o presidente da edilidade, Mário Jorge Nunes, hoje, na apresentação da iniciativa que custará aos cofres municipais 35.000 euros, valor semelhante ao aplicado no antecessor Encontro Municipal da Juventude.
O Pangeia será a primeira realização em Soure a receber o selo de “eco-evento”, da ERSUC, e compromete-se com metas objectivas de separação de resíduos, e implementação de práticas ambientalmente responsáveis, procurando afirmar a marca “Soure Sustentável”, e servindo de lançamento ao projecto “Recicla Soure”, uma rede inovadora de educação e formação para a temática dos resíduos, na qual o município investe 800.000 euros, financiados pelo PO SEUR -Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
A iniciativa visa envolver principalmente os jovens do concelho, através de um conjunto de actividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base temáticas relacionadas com o ambiente, e a relação com o património natural, em especial os rios, “para os quais temos de olhar de uma forma diferente”, sustenta o autarca.
O Parque dos Bacelos, entre os rios Arunca e Anços, será o palco do festival, de livre acesso a todas as actividades e espectáculos, e que possibilita acampamento aos jovens.
A mudança de Abril para Setembro da realização do Cross Trail Soure 1111, funcionando como “âncora” do evento, permite a disponibilidade de participação a mais atletas, estando a organização à espera de um milhar na prova que vai decorrer no domingo (16).
A cerimónia de abertura do festival terá lugar pelas 10h00 de sexta-feira (14), à qual se seguem actividades ocupacionais ligadas à arte urbana. De tarde, pelas 15h00, inicia-se mais um capítulo do programa “Fluxo”, que consiste num programa municipal de debate e participação pública com painéis dedicados aos rios, à economia circular e à problemática dos resíduos. Segue-se uma eco-regata nos rios Arunca e Anços, bem como um sunset com dj’s nas Piscinas Municipais. À noite destaque para a actuação de Paradigma, concorrentes do Concurso de Bandas de Garagem (21h00), e o concerto do grupo Sede Bandida (23h00). As actividades do primeiro dia terminam no espaço Late Night com animação de dj’s.
O evento reabre sábado (15), pelas 10h00, com um torneio de futvólei no Parque dos Bacelos. De tarde, decorrerão várias actividades culturais, designadamente na área da dança, com actuações de escolas de dança e mostra de hip hop. O fim da tarde conta com canhões de espuma e dj’s. Pelas 21h00, as bandas Rosa Luxemburgo, Plano Z e Harpia, no âmbito do Concurso de Bandas de Garagem. Às 23h00, o concerto de Jimmy P, ao qual se segue o espaço late night.
Para a manhã de domingo (16) está agendado o IV Cross Trail Soure 1111, enquanto a tarde será dedicada à música, com a actuação de várias escolas do concelho.
O evento conta com várias parcerias concelhias, designadamente a Associação dos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Soure, a Associação Cultura e Recreativa de Lousões, a Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure, a Associação de Jovens de Soure e o grupo de Escoteiros. Associam-se ainda a esta iniciativa as organizações Oikos, Quercus e Zero.
[Na foto, Mário João Gomes, Gil Soares, Mário Jorge Nunes, Américo Nogueira, Teresa Pedrosa e Rui Fernandes, hoje em Coimbra, na apresentação do festival]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM