13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Chainça e Camarinha recriam amanhã vindima tradicional

22 de Setembro 2018

Chainça e Camarinha, no concelho de Penela, revivem, mais uma vez este ano, a tradição das vindimas à moda antiga. A sétima edição da Festa à Vinha, amanhã (domingo), inclui a tradicional “bucha”, antes da vindima. Após a apanha das uvas, e do seu transporte numa carroça de bois, estas são pisadas com os pés, num momento muito apreciado por aqueles que gostam de recordar tempos passados ou de descoberta para os mais novos.

“A vindima ainda é feita a preservar a tradição, tal como acontecia antigamente, no tempo dos nossos pais ou avós, com a carroça, os animais e a pisa das uvas com os pés”, explica Maria Marmé, presidente da União de Freguesias de S. Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, que promove a recriação, em colaboração com a comissão de festas local, Centro Cultural e Recreativo de Chainça e Camarinha, e Câmara Municipal de Penela.

Àquelas localidades acorrem dezenas de pessoas, muitas de outros lugares do concelho de Penela e até de fora deste, empenhadas em dar corpo a esta jornada de convívio e de tradição, estando a organização à espera de cerca de duas centenas e meia de participantes. “Para participar, basta aparecer no dia”, refere a autarca.

A Festa à Vinha “junta-se aos outros eventos culturais que verdadeiramente preservam as tradições e manifestam os valores da nossa região”.

“Uma das nossas preocupações é preservar a tradição e riqueza do nosso património e esta festa também é uma forma de o fazer”, salienta Maria Marmé, apostada em “não deixar morrer as tradições que são de uma riqueza extrema”.

O programa da Festa à Vinha tem início com uma caminhada (8h45) pela “Rota da Vinha e da Noz”. À vindima (10h30), cortejo etnográfico (12h00) e bênção e pisa das uvas (13h00), segue-se uma tarde cultural, onde não faltará um périplo pelas adegas tradicionais.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM