13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Ansião reforça aposta na educação

20 de Setembro 2018

O Município de Ansião concedeu um apoio para a aquisição de material escolar de mais de meia centena de alunos e vai equipar as escolas do 1.º ciclo com 20 novos computadores. Trata-se de “um grande investimento municipal” que vai beneficiar as 465 crianças que frequentam o pré-escolar (122) e o 1.º ciclo do ensino básico (343) no concelho, anunciou hoje a autarquia.

“O Município apoiou a compra de material escolar a 56 famílias com maiores dificuldades económicas, através da entrega de 49 vouchers de 75 euros e de sete de 50 euros”, refere uma nota daquela edilidade. Este apoio faz parte de “um grande investimento municipal” que inclui ainda “apetrechar as escolas do 1.º ciclo com 20 novos computadores”. No ano lectivo anterior, os estabelecimentos de educação pré-escolar receberam 15 novos computadores.

Outra das novidades deste ano lectivo passa pela “contratação de uma equipa multidisciplinar constituída por uma psicóloga e um terapeuta de fala”. Esta medida prevista no projecto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, visa o reforço da “oferta de apoios complementares que conduzam à redução do abandono escolar e ao sucesso educativo, possibilitando o desenvolvimento de todo o potencial de aprendizagem das crianças do concelho”.

De acordo com a mesma nota, as Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) foram definidas em função das necessidades apresentadas, assegurando-se o prolongamento do horário para além das actividades lectivas, ou seja, das 7h45 às 18h45, sendo que as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) estão a decorrer em pleno.

Neste ano lectivo, “o Município prevê ainda melhorar o Programa de Adaptação ao Meio Aquático, reforçando o número de sessões a usufruir por cada criança”, na tentativa de “promover hábitos de prática de actividade física, essencial à saúde e ao bem-estar de todos”. Neste âmbito, irá dar continuidade ao projecto iniciado pelo actual executivo que consiste na oferta de três sessões semanais de adaptação ao meio aquático a crianças com necessidades especiais do Agrupamento de Escolas de Ansião.

“O Vereador da Educação, Paulo Fernandes, acompanhou o arranque do ano lectivo, tendo assinalado com satisfação que não se verificaram constrangimentos dignos de nota”, realça a autarquia, adiantando que apesar de haver “alguns acertos a fazer, os transportes encontram-se assegurados, assim como as refeições”. Além disso, “a maioria dos assistentes operacionais estão afectos aos diferentes estabelecimentos, tendo havido a preocupação de, tanto quanto possível, proceder à manutenção do seu lugar, numa tentativa de transmitir tranquilidade a pais/encarregados de educação e a crianças”.

(Na foto, o vereador Paulo Fernandes, as duas novas técnicas e a directora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Ermelinda Mendes)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM