O Município de Ansião assinou hoje, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, um Memorando de Entendimento com Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, no âmbito do projecto “Fazendo a Ponte entre a Acção Climática Europeia e Local” (Bridging European and Local Climate Action – BEACON). Este projecto, que será implementado em apenas cinco municípios portugueses, visa o desenho, planeamento e implementação de uma estratégia e/ou medidas de mitigação às alterações climáticas no território concelhio.
“O desenvolvimento do projecto resultou de uma candidatura apresentada pelo Município na procura e partilha de novas soluções de equilíbrio entre a preservação dos recursos naturais,
o desenvolvimento económico e a qualidade de vida e justiça social”, refere uma nota da autarquia, que desta forma pretende “reduzir os custos financeiros e ambientais e, simultaneamente, de manter o conforto e a qualidade de vida da população local”.
A Câmara Municipal de Ansião “tinha já traçado um conjunto de metas que vão ao encontro da sustentabilidade e eficiência energética, que passam pela gestão inteligente de energia e pela utilização das energias renováveis nas infra-estruturas públicas, com a substituição da totalidade das luminárias convencionais por tecnologia LED e o acoplamento de sistemas de telegestão com controlo de fluxo luminoso”, adianta aquela edilidade.
Com este projecto, coordenado em Portugal pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, o Município ficará capacitado com conhecimentos técnicos e orientação no local de trabalhos, para os investimentos previstos.
De referir que o projecto BEACON será implementado, previsivelmente até Março de 2021, em 34 municípios europeus que foram seleccionados, nomeadamente Portugal, Alemanha, Bulgária, Polónia, República Checa, Roménia e Grécia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM