20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Ansião compromete-se a apoiar Misericórdia de Alvorge

19 de Setembro 2018

O executivo da Câmara Municipal de Ansião visitou na última quinta-feira (13) a Santa Casa da Misericórdia de Alvorge com vista a conhecer as necessidades desta instituição, bem como os seus projectos que passam pela expansão e pela vontade de acompanhar as tendências e exigências actuais.

“A Santa Casa da Misericórdia [de Alvorge] demonstrou durante a visita muita vontade de expandir e acompanhar as tendências e exigências que vão chegando, num esforço audaz dos seus constituintes, primando o serviço à comunidade”, refere uma nota da autarquia, salientando que “por parte do executivo, pela voz do presidente António Domingues, ficou a promessa de uma reflexão atenta sobre os problemas desta instituição, com garantias da continuidade de uma parceria frutífera, em prol do serviço comunitário e social”.

Naquela visita à instituição, o executivo camarário aproveitou para conhecer melhor as valências e a caracterização da Misericórdia local, que dispõe de apoio ao domicílio, lar, ATL e Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para pessoas com necessidades especiais.

O lar está dividido em três alas (vermelha, verde e azul), todas com lotação esgotada, sendo que 85 por cento dos utentes são totalmente dependentes, pelo que dispõe de um médico responsável por cada ala, num total de três clínicos, que servem os 68 utentes da valência de lar. A instituição presta ainda auxílio doméstico a 28 pessoas, trabalhando também no limite da sua capacidade.

Contudo, a maior diferenciação desta Misericórdia, quando comparada com outras IPSS’s, reside na valência de CAO, que serve 22 utentes com necessidades especiais, funcionando numa óptica de integração social e considerada “um caso de sucesso concelhio”, pelo que há a “vontade de expansão desta unidade num futuro próximo”.

Na totalidade a Misericórdia de Alvorge presta apoio a mais de 150 pessoas (permanentes e não permanentes) e emprega cerca de 90 funcionários, apresentando um rácio de menos de dois utentes por funcionário. Considerada “um importante marco da freguesia de Alvorge”, a instituição possui ainda um ATL com capacidade para 10 crianças, destinado a auxiliar as famílias dos seus colaborantes.

De referir que o autarca António Domingues visitou a Santa Casa da Misericórdia de Alvorge acompanhado pela vereadora da Cultura e Acção Social, Cristina Bernardino, e pelo vereador do Urbanismo e Ambiente, Alexandre Moreira. Na altura, o edil aproveitou para convidar aquela instituição a participar na “Semana da Maioridade”, que pretende ser uma parceria com as várias IPSS concelhias na promoção do diálogo intergeracional e espírito de entreajuda.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM