O antigo ciclista Alves Barbosa, o primeiro corredor a vencer por três vezes a Volta a Portugal em bicicleta, morreu hoje na Figueira da Foz aos 86 anos, disse à agência Lusa um familiar.
O antigo ciclista, que ao longo da carreira apenas representou o Sangalhos, venceu as edições de 1951, 1956 e 1958 da Volta a Portugal e terminou no 10.º lugar a Volta a França de 1956.
Alves Barbosa morreu hoje no Hospital distrital da Figueira da Foz, onde estava internado, devido a problemas respiratórios e cardíacos “que se complicaram”, disse à Lusa o antigo presidente da autarquia de Montemor-o-Velho Luís Leal, sobrinho de Alves Barbosa.
António da Silva Barbosa, conhecido por Alves Barbosa – filho do também ciclista José Alves Barbosa, um dos dinamizadores do ciclismo na Figueira da Foz -, nasceu na povoação da Fontela, freguesia de Vila Verde, em 24 de Dezembro de 1931, mas mudou-se em pequeno para o concelho vizinho de Montemor-o-Velho, onde residia.
Iniciou a carreira de ciclista em 1950 com um 11.º lugar na Volta a Portugal, prova que venceria no ano seguinte, com apenas 19 anos, segurando a camisola amarela do primeiro ao último dia.
Voltou a vencer a mais importante competição nacional em 1956 e 1958, tendo perdido a vitória em 1955, com a meta no Porto à vista, após ter sido agredido, nos Carvalhos, por espectadores que lhe partiram a bicicleta, lê-se numa publicação da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Campeão Nacional de fundo entre 1954 e 1956, neste último ano tornou-se o primeiro ciclista português a participar na Volta a França, ao serviço da selecção do Luxemburgo, arrebatando um sexto lugar na primeira etapa e alcançando o 10.º posto na classificação final.
Além do Tour, Alves Barbosa participou em diversas provas no estrangeiro, como as Voltas a Espanha, Andaluzia, Marrocos ou Venezuela, tendo vencido em 1955 a Corrida 09 de Julho, em São Paulo, no Brasil, então a maior prova velocipédica da América do Sul, então com cerca de 500 participantes.
Iniciou uma carreira de treinador em 1961 no Benfica e foi Director Técnico Nacional da modalidade em dois períodos, entre 1975 e 1978 e 1989 e 1992. Em 1990, Alves Barbosa foi agraciado pelo Governo com a medalha de mérito desportivo.
O funeral do antigo ciclista realiza-se no domingo, às 17h00, em Montemor-o-Velho.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM