29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alunos de Pombal vão ter música e desenvolvimento pessoal nas AEC

17 de Setembro 2018

A Junta de Freguesia de Pombal vai reforçar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1.º ciclo do ensino básico com música e desenvolvimento pessoal. O anúncio for feito por aquela edilidade, que nas duas últimas semanas, reuniu com mais de 400 encarregados de educação dos 13 estabelecimentos de ensino da freguesia.

“A novidade deste ano lectivo surge no âmbito das AEC, uma vez que os alunos do 1.º e 2.º ano do primeiro ciclo vão ter música e desenvolvimento pessoal”, refere uma nota da Junta de Pombal, salientando que “a música era já uma ambição antiga dos encarregados de educação e este ano será realidade”.

Já “o desenvolvimento pessoal é uma aposta inovadora no contexto da região e do país, uma vez que se foca na gestão emocional das nossas crianças e visa contribuir para que as crianças conheçam melhor as suas reacções e comportamentos, assim como, possam desenvolver o potencial que existe em cada uma delas”, explica aquela edilidade.

Além destas novas disciplinas, os alunos do primeiro ciclo vão continuar a ter xadrez, cidadania e actividade física e desportiva. Associadas a estas AEC, este ano lectivo serão desenvolvidos os projectos relacionados com a “Assembleia de Freguesia das Crianças de Pombal”, o “Torneio de Xadrez Jovem de Pombal” e as “Pombalíadas”. O projecto ‘Crianças ao Palco’, que está muito consolidado e que tem um impacto positivo em toda a comunidade escolar, seguirá este ano lectivo para a 9.º edição.

Estas foram algumas das novidades apresentadas nas reuniões com a comunidade escolar pombalense, onde estiveram presentes representantes dos Agrupamentos de Escolas Gualdim Pais e de Pombal, professores, educadores e assistentes operacionais, bem como mais de 400 encarregados de educação.

Segundo uma nota da Junta de Pombal, estas reuniões pretendiam “contribuir para o esclarecimento dos pais, assim como promover o envolvimento crescente e a participação dos encarregados de educação na dinâmica da comunidade escolar”. “O reforço da segurança no momento da entrega das crianças” foi um dos assuntos mais focados, enfatizando-se a obrigatoriedade de estar previamente identificado o responsável que pode levar as crianças da escola, tendo que assinar um compromisso escrito individual, no estrito respeito da legislação referente à protecção de dados pessoais.

A alimentação foi outro tema em destaque. Neste âmbito, a Junta assegura que vai “continuar a acompanhar de perto a confecção e distribuição das refeições”, tendo “estabelecido um caderno de encargos ainda mais rigoroso com a entidade que vai fornecer as refeições”.

Outra das inovações, que foi já implementada pela Junta de Freguesia em 2017/2018, prende-se com a Plataforma Digital Siga que vai ter evoluções positivas, possibilitando aos pais ter acesso ao seu saldo mensal, às ementas semanais, à assiduidade aos almoços, aos sumários das AEC, entre outras funcionalidades que serão disponibilizadas no decurso do ano lectivo, no sentido de facilitar a interligação dos pais aos serviços da Junta de Freguesia na área da educação.

“Do ponto de vista da organização da área da educação, a Junta de Freguesia criou um dia específico para atendimento aos encarregados de educação, que será preferencialmente às segundas-feiras, onde os pais terão oportunidade de esclarecer presencialmente as suas dúvidas ou suscitarem as questões que entenderem pertinentes neste domínio tão relevante da educação”, adianta a mesma nota.

De referir que a ronda de reuniões com os encarregados de educação decorreu em todos os estabelecimentos de ensino da freguesia, tendo percorrido os Jardins de Infância dos Crespos, Flandes, Barrocal, Pombal, Charneca, Fonte Nova e as escolas do primeiro ciclo do Casalinho, Vicentes, Barrocal, Travasso, Escoural, Fonte Nova, Centro Escolar de Pombal e Conde Castelo Melhor.

Assim, “ficou bem patente o empenho e entusiasmo que todos os agentes educativos colocam neste início de ano lectivo”, frisa a Junta, salientando “o espírito positivo, colaborativo e construtivo que existe no seio dos encarregados de educação e de toda a comunidade escolar, o que nos motiva a fazer cada vez mais pelo futuro destas novas gerações”.

No ano lectivo 2018/2019, estão matriculados 636 alunos no 1.º ciclo na Freguesia de Pombal, estando inscritos 444 com almoço, 290 em ATL e 594 em AEC’s. No ensino pré-escolar, existem 249 crianças inscritas, sendo que 196 com almoços e 157 com prolongamento de horário.

“A Junta de Freguesia de Pombal formula votos de um excelente ano lectivo a todos os agentes educativos, renovando o seu compromisso de continuar a valorizar e promover o trabalho desenvolvido nos estabelecimentos de ensino da nossa freguesia”, remata a nota de imprensa.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM