A Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense, de Alfarelos (Soure) assinala esta quarta-feira (15) os 122 anos de actividade, com um programa que tem início pelas 8h30 com o hastear da bandeira. Segue-se a missa (9h30) na igreja matriz local e a romagem ao cemitério em homenagem aos sócios falecidos.
Para as 12h30 está agendado o almoço seguido da sessão solene comemorativa da data. A filarmónica aniversariante dará um concerto pelas 16h30.
A fundação da Sociedade Recreativa Artística e Beneficiente de Alfarelos remonta a 15 de Agosto de 1896, por iniciativa de Higino Ferreira, José Alves Carraca, Estêvão Faria Rama, Elísio Maria Martins, António Aives Carraca e Francisco Ribeiro da Fonseca.
A 12 de Junho de 1897, a colectividade entregava aos seus executantes o primeiro fardamento, “para representarem condignamente não só a instituição, mas também a terra de Alfarelos” e a 27 de Dezembro do ano seguinte, os estatutos da colectividade, depois de revistos, eram registados no Governo Civil de Coimbra, designando-a “Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense”, para efeitos de registo.
Seguiu-se uma longa história de décadas de actuações, país fora, divulgando a música filarmónica e promovendo a freguesia de Alfarelos e o concelho de Soure.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM