18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Projecto inovador instala-se no Centro de Negócios de Ansião

20 de Agosto 2018

Forging. Assim se chama o mais recente projecto inovador da área de investigação e desenvolvimento (I&D) que se instalou no Centro de Negócios de Ansião. Para o Município, este é um “exemplo de empreendedorismo jovem”, que atesta a capacidade daquele espaço se transformar numa “incubadora de novas oportunidades para áreas onde a criatividade é a palavra chave”.

“O projecto Forging nasce numa época de feroz competição industrial em que os mercados são mercados globais abertos” com “uma tremenda necessidade de inovar na indústria, sendo esta a única maneira de realmente sobreviver e crescer”, explica o director e science líder, Rui Lopes, que lidera o projecto juntamente com João Castanheira, responsável pelo departamento de mecânica.

“A dinamização da inovação empresarial e o apoio à gestão da inovação têm sido temas centrais das políticas nacionais e comunitárias desde há longos anos, sendo hoje inquestionável e globalmente reconhecido que a capacidade de inovação das empresas é um dos factores de competitividade mais determinantes para o seu crescimento e sustentabilidade nos mercados globais”, realça Rui Lopes, salientando que a “Forging quer posicionar-se como um parceiro para ajudar na procura de soluções, principalmente quando a sua área de I&D não conseguir responder”.

Nesse sentido já começaram a trabalhar em projectos de parceria, destacando-se a cooperação com o Rock In Rio (RiR), onde “foi testado um conceito de monitorização estrutural (SHM – Structural Health Monitoring) em directo do palco Mundo do RiR durante todo o evento musical” deste ano. Assim, foram colocados vários sensores, neste caso acelerómetros, pela estrutura com o objectivo de medir as vibrações existentes por todo o palco, permitindo “estudar o comportamento dinâmico do palco e o dano estrutural quando este é sujeito a excitações aleatórias, não previstas e de força variável, tais como ventos, operações de logística das diferentes bandas musicais, vibração acústica das colunas de som, entre outros”.

“O Município de Ansião parabeniza a Forging desejando-lhe um futuro próspero” e espera que “o sucesso deste projecto sirva de exemplo para que outras empresas” escolham o concelho para instalar a sua sede.

(Na foto, o director da Forging, Rui Lopes)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM