20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal mostra “BioARTES” no Cardal a 8 de Setembro

20 de Agosto 2018

O Jardim do Cardal, em Pombal, será palco a 8 Setembro de uma mostra de artesãos e produtos locais, com base nos conceitos de ecologia, cultura e tradição. Trata-se do BioARTES que promete levar até àquele espaço da cidade uma panóplia de actividades e produtos, que irão despertar a atenção e mobilizar a população.

“O BioARTES é um projecto comunitário que nasceu de uma parceria da Junta de Freguesia de Pombal com a recém-criada ADAP – Associação de Artesãos de Pombal, à qual se juntaram vários parceiros”, explica uma nota daquela edilidade, recordando que o evento esteve agendado para o mês de Julho, mas, por força das condições meteorológicas adversas previstas para essa data, acabou por ter de ser adiado.

“Esta é uma iniciativa original, que relaciona os conceitos de cultura, ecologia e tradição, e logo na sua primeira edição contará com fortes atractivos”, realça a mesma nota, destacando a dinamização de um Laboratório das Artes (onde os participantes poderão aprender a realizar gravuras em linóleo, colorir desenhos), um atelier de Fotografia Artesanal, uma mostra de diários gráficos e desenvolvimento criativo, bem como um workshop Urban Sketching, que desafia os participantes a iniciarem-se no desenho de monumentos históricos.

No decurso deste evento será promovida uma pequena quinta pedagógica com animais domésticos, a oficina “Ecologia em Acção” para realização de jardins verticais, o projecto “mãos à horta” e outras actividades de relação com a natureza, como “aprender com as minhocas”, “conhecer as plantas” e “o que contam as abelhas”, compostagem ou reciclagem.

No período da tarde, a população poderá andar de charrete, num verdadeiro e saudoso “Cardal acima, Cardal abaixo”.

Sendo este um evento intergeracional e de envolvimento das famílias, será dinamizado no Largo das Tílias o projecto “Famílias nas Tílias”, que incluirá o Mercado de Trocas Infantil e diversas actividades, nomeadamente, jogos de tabuleiro (xadrez, damas, dominó, quiz), simultânea de Xadrez, sessões de contos infantis, jogos tradicionais com a CULNATUR, pinturas faciais, sessões de “Babywearing” e Dança Embalaiê “Aprenda a carregar o seu bebé”.

Ainda no decurso da tarde, os mais pequenos poderão participar no Show Cooking Kids “Alimentação Saudável”, no qual serão confeccionados produtos regionais vendidos pelos agricultores no próprio mercado.

No que respeita à animação, será dado destaque à tradição local, com o desfile das Marchas Populares da Valdeira e do Município de Pombal. Seguir-se-á a actuação do grupo de música tradicional “Amigos do Cavaquinho” e o “Concerto no Coreto” com a Filarmónica Artística Pombalense.

O BioARTES terminará com chave de ouro, com o 1.º Encontro Folclórico da Freguesia de Pombal, no qual participarão os Ranchos Folclóricos do Barrocal, Charneca, Guístola, Pinheirinho e Pombal.

“A expectativa é que esta multiplicidade de actividades, a decorrer no Jardim do Cardal ao longo de todo dia 8 de Setembro, consiga atrair o maior interesse da população e visitantes, bem como contribuir para promover o que é feito em Pombal”, refere a Junta de Freguesia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM