18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Área de Reabilitação Urbana avança em Albergaria dos Doze

27 de Agosto 2018

A Câmara Municipal de Pombal prepara-se para definir a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Albergaria dos Doze, que visa a revitalização do núcleo urbano daquela localidade, permitindo aos proprietários beneficiar de um conjunto de incentivos fiscais e financeiros. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, na passada sexta-feira (24), durante a inauguração das obras de requalificação da Praça da Igreja Velha e do Largo Eng.º Guilherme Santos, em Albergaria dos Doze, intervenções que rondaram um milhão de euros.

Após aprovar a ARU para as freguesias de Abiul, Redinha e Louriçal, “espero em Setembro fazê-lo para Albergaria dos Doze e Guia”, revelou Diogo Mateus, que assim pretende alargar a melhoria do espaço público aos edifícios privados e dar “outras dinâmicas” àqueles locais. Afinal, a ARU proporcionará aos proprietários “condições próprias de financiamento” para “a reabilitação dos imóveis construídos e a adaptação a novos negócios”.

Mas, “este é um trabalho que tem de ser feito em conjunto”, defendeu o autarca, argumentando que é preciso “pensar o futuro” com “os que cá vivem, os que cá querem viver e os que cá têm os seus negócios”. Portanto, esta é uma boa oportunidade para isso, uma vez que a ARU, ao promover um conjunto de intervenções e investimentos integrados, assegura a salvaguarda do património edificado e o desenvolvimento sustentável do respectivo território.

Por isso, para o presidente da Câmara, “aqui não acaba nada, aqui começa tudo”, pois “hoje mostramos que Albergaria dos Doze não está morta”, contudo “tem um caminho a percorrer” e “as entidades públicas administrativas estão comprometidas para o poder fazer”, tal como comprovam as obras de regeneração urbana do centro desta localidade, cujas intervenções em mais de 7.000 metros quadrados trouxeram “novas funcionalidades”, melhorando a “mobilidade em Albergaria dos Doze” e mantendo “a centralidade que tinha a Praça da Igreja Velha”.

Salientando que “é preciso ter coragem e consciência para se tocar nos territórios do centro das nossas terras”, Diogo Mateus considera que este “é um projecto muito bem sucedido”, na medida em que procura “fazer esse difícil equilíbrio entre a modernidade dos tempos, dos usos e dos materiais”, sem desvirtuar a identidade daquele “espaço muito peculiar no nosso concelho”.

Para o presidente da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, este foi “um momento de grandes emoções”, que representou “um culminar de requalificações que estavam nos nossos projectos”. Foram “quatro anos de trabalho duro e sério, mas profícuo e com resultados, que nos motivam e nos catapultam para outros projectos e para outras realizações”, recordou Manuel Matos, que aproveitou a oportunidade para dar conta das obras e investimentos mais importantes feitos nos últimos anos.

De referir que a inauguração das obras de requalificação da Praça da Igreja Velha e do Largo Eng.º Guilherme Santos, em Albergaria dos Doze, decorreu no âmbito da 18.ª Mostra Gastronómica da Região de Alitém, que decorreu este fim-de-semana.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM