16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Religião, tradição e animação em cinco dias de festa no Avelar

30 de Agosto 2018

Por estes dias, todos os caminhos vão dar ao Avelar. Até domingo (2), aquela vila do concelho de Ansião transforma-se num grande palco por onde passam concertos, bailes, arruadas, folclore e actividades desportivas. As celebrações religiosas completam o extenso cartaz. Afinal, a padroeira da vila festeja-se numa festa, romaria e feira anual que cruza religião, tradição e animação.

O programa arrancou ontem com as confissões, mas os festejos propriamente ditos começam esta quinta-feira (30) com uma arruada da Banda Filarmónica Avelarense, a eucaristia, folclore, um baile animado pela banda Só Ritmo e a animação do DJ K4NNON.

Nesta sexta-feira (31), a Banda da Filarmónica de Santa Cecília de Alvaiázere percorre as principais ruas do Avelar para chamar gente para o centro da vila, onde se centram as festividades. A animação chega às 24h00 com a actuação do Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim e um baile com o grupo musical Sérgio Paulo & Os Amigos. A noite termina aos ritmos do DJ LMAX.

No sábado (2), os festejos arancam logo de manhã (9h00) com animação de rua pela Chiclateira, uma verdadeira orquestra sobre rodas. Durante a manhã joga-se ainda as meias-finais do Torneio de Veteranos e desfilam pelas ruas as Filarmónicas de Avelar e Alvaiázere. Já a tarde é dedicada ao desporto com as finais do torneio de ténis Avelar Open (15h00) e do Torneio de Veteranos (16h00).

À noite, as Filarmónicas de Avelar e Alvaiázere inauguram o palco com um concerto (21h00), antecipando um espectáculo musical com Remember Revival Band. O penúltimo dia de festa encerra com os sons dos DJ’s Xandy Rehael e LMAX no Avelar Summer Night.

No domingo (3), disputa-se o 41.º Circuito de Ciclismo Nossa Senhora da Guia e 3.º Circuito de Ciclismo Professor Virgílio Nunes (16h00). A noite arranca com Da Cruz One Man Band, um músico para 17 instrumentos (21h00). Segue-se um espectáculo musical com Chave D’Ouro e um baile com a teclista e organista Zézita.

 

Componente religiosa bem vincada

Mas, as festas em honra de Nossa Senhora da Guia não se fazem apenas com música, desporto e animação. Afinal trata-se de uma celebração religiosa, onde os momentos solenes mantêm a importância de outrora e continuam a ser um dos pontos altos das tradicionais festividades. Aliás, o programa arrancou ontem com a celebração penitencial (confissões). Além disso, ao longo dos cinco dias de festa acontecem sempre momentos solenes em honra da santa padroeira da vila. Mas é nesta sexta-feira (31) que as celebrações religiosas atingem todo o seu esplendor com a eucaristia, seguida da procissão de velas acompanhada pelas Filarmónicas de Avelar e Alvaiázere e do Sermão proferido através da varanda do Hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia pelo Bispo Emérito de Santarém, D. Manuel Pelino.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM