27 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere ganha painel de azulejos alusivo aos Caminhos de Santiago

3 de Agosto 2018

A vila de Alvaiázere vai ganhar um painel de azulejos alusivo aos Caminhos de Santiago, que deverá ser inaugurado até ao final do primeiro semestre de 2019. A obra com 1,8 metros de comprimento e 80 centímetros de largura será doada pela Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património.

O concelho de Alvaiázere é cada vez mais ponto de passagem para muitos de peregrinos que percorrem a pé os Caminhos de Santiago rumo ao santuário da Galiza. Fruto disso têm aparecido nos últimos anos alguns albergues para acolher estes homens e mulheres que de mochila às costas vão cumprindo etapa a etapa o percurso até Santiago de Compostela.

Assim, com vista a assinalar a “importância histórica deste caminho de peregrinação para Alvaiázere”, a Al-Baiäz vai doar um painel de azulejos alusivo aos Caminhos de Santiago, que será “colocado num local público e bem visível da vila, preferencialmente num sítio de passagem de peregrinos”, revelou ao TERRAS DE SICÓ Mário Rodrigues, presidente daquela Associação de Defesa do Património, que desta forma pretende também “produzir património para o futuro, além de se preservar o que ainda existe”. Por outro lado, ambiciona que esta obra de arte “venha a tornar-se um ponto de grande simbolismo histórico-artístico nesta localidade, em atenção à importância que Alvaiázere tem como parte do percurso que liga Lisboa a Santiago de Compostela”.

“O desenho do painel ainda não está exactamente definido”, porém deverá retratar “uma imagem de São Tiago ou de um peregrino do Caminho de Santiago” e, “obrigatoriamente, conterá o nome de Alvaiázere e uma alusão escrita ao Caminho”, referiu Mário Rodrigues, adiantando que a imagem final “dependerá de múltiplos factores, inclusivamente da ideia estética do artista”, que ainda não foi escolhido.

“Se houvesse um artista dedicado à azulejaria neste concelho, dar-lhe-íamos a preferência”, mas “não havendo, optaremos por algum da região de Leiria, mais provavelmente dos concelhos de Porto de Mós ou de Alcobaça, onde existem mais oficinas produtoras”, adiantou.

“Um painel de azulejos é o que podemos fazer com os escassos recursos de que dispomos”, enfatiza aquele dirigente, alegando que “os peregrinos que passam levam memórias, incluindo fotografias” e, por isso, esta é uma forma “publicitar o nome de Alvaiázere”.

“O ideal era conseguir que todos os peregrinos que passassem por Alvaiázere se fizessem fotografar junto do painel”, refere Mário Rodrigues, certo de que “seria um excelente investimento publicitário”. Para isso, “é imprescindível que qualquer fotografia que seja feita do painel leve consigo o nome de Alvaiázere”.

Mas a Al-Baiäz tenciona ir mais longe na homenagem aos peregrinos de Santiago de Compostela. “Pretendemos, também, em colaboração com o Museu Municipal, organizar uma exposição, talvez itinerante, para ser exibida em algumas localidades do Caminho, pelo menos na Região Centro”.

“E não seria demais se, daqui a alguns anos, a Câmara Municipal, numa das rotundas da vila, erguesse uma estátua, em bronze, de um peregrino, com as vestes típicas dos peregrinos de Santiago”, considera Mário Rodrigues, realçando que, “além do aspecto histórico, o Caminho é uma fonte de receita para Alvaiázere”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM