28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Mega Esplanada “serve” gastronomia, artesanato e animação cultural

19 de Julho 2018

O centro urbano de Soure transforma-se este fim-de-semana (20 a 22) numa Mega Esplanada, onde nove estabelecimentos ligados à restauração vão servir algumas das iguarias típicas da região. Durante três dias, a vertente gastronómica cruza-se com a animação cultural protagonizada por grupos do concelho, prometendo atrair muitos visitantes à vila.

Gastronomia, artesanato, folclore, animação de rua, marchas populares, encontro de clássicos e festa de S. Tiago são alguns dos atractivos da Mega Esplanada de Soure, que pretende promover o centro urbano da sede de concelho, as iguarias locais e os estabelecimentos de restauração.

O certame, que inclui as festas de São Tiago, arranca esta sexta-feira (20), pelas 19h00, com a abertura da Mega Esplanada e da mostra de artesanato. Já a animação nocturna tem início pelas 21h00, com o desfile e actuação das marchas populares, com a participação de seis grupos. A diversão continua noite fora com um baile popular animado pela Big Banda.

No sábado (21), as esplanadas do centro urbano começam a servir almoços às 12h30 e jantares às 19h00. Neste segundo dia de festa destaque para o XIX Festival de Folclore da Santa Casa da Misericórdia de Soure, onde quatro ranchos folclóricos brindam os presentes com os cantares, as danças e as trajes tradicionais. A partir das 00h00, o grupo musical Nova Imagem sobe ao palco para um baile popular, convidando a um pezinho de dança.

O programa da Mega Esplanada prossegue no domingo (22), pelas 9h30, com a concentração de automóveis clássicos junto aos Paços do Concelho, para Passeio Turístico que vai percorrer várias freguesias de Soure. À mesma hora tem início uma arruada da Banda de Soure, que vai percorrer algumas ruas da vila sede de concelho para despertar e chamar gente para o centro urbano, onde os almoços começam a ser servidos às 12h30. As actividades vespertinas começam com uma exposição de automóveis clássicos junto à Mega Esplanada (15h00) e continuam com o XV Encontro de Danças e Cantares da APPACDM de Soure (16h00). Um baile popular animado por Johnny & Emilie encerra o evento, que é promovido pela Associação Empresarial de Soure, com o apoio da Câmara Municipal.

 

Modelo a melhorar

Para o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, a Mega Esplanada pode ainda ser melhorada, alargando-se o evento também à participação de estabelecimentos de fora do núcleo urbano da vila sede de concelho.

“A Associação Empresarial de Soure (AES) vai pelo sétimo ano consecutivo apostar neste modelo, mas é um modelo que gostaríamos de ver significativamente melhorado e temos dado nota disso aos responsáveis da AES e aos estabelecimentos de restauração que usufruem mais dele”, afirmou ao TERRAS DE SICÓ Mário Jorge Nunes, que defende que “o evento podia ter uma dimensão concelhia, havendo uma capacidade de risco e de intervenção de outros intervenientes que não estão no núcleo urbano da vila de Soure”.

“Há uma grande generosidade [financeira] por parte do Município, e até da direcção da AES, para benefício de um conjunto muito restrito de estabelecimentos, e isso não é por si só um elemento de justiça na distribuição dos recursos concelhios”, considera Mário Jorge Nunes, manifestando a disponibilidade da autarquia para “investir ainda mais para alterações significativas no modo de realizar o evento”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM