29 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Gesteira senta-se à mesa para degustar gastronomia local

27 de Julho 2018

A localidade de Gesteira vai estar em festa, no fim-de-semana de 28 e 29 de Julho, com a Mostra Gastronómica, organizada pelo Grupo Musical Gesteirense (GMG), com o apoio da União das Freguesias de Gesteira e Brunhós. O certame, que vai já para a sétima edição, promete brindar os visitantes com uma agradável combinação de gastronomia e entretenimento.

“Esta Mostra Gastronómica pretende promover os pratos típicos da nossa freguesia, mas também recolher fundos para o nosso Grupo Musical”, realçou Henrique Silva, presidente do GMG, salientando que o certame se realiza “dentro dos mesmos moldes dos anos anteriores, mas noutro espaço: no Polidesportivo da Gesteira”.

Tal como vem sendo hábito, o coelho à Gesteira domina a ementa, mas a sopa, o bacalhau à lagareiro, a chanfana, as febras à Gesteira e o arroz de pataniscas também fazem as delícias dos visitantes, que podem ainda apreciar o famoso arroz doce, confeccionado com o arroz carolino do Baixo Mondego.

“Ano após ano a Mostra Gastronómica tem crescido”, atraindo “cada vez mais visitantes” e contribuindo para “servirmos cada vez mais refeições”, frisou Henrique Silva, que faz um “balanço muito positivo” das edições anteriores. “Este ano queremos continuar a crescer e esperamos servir à volta de 1.500 refeições ao longo dos dois dias”, adiantou.

O Polidesportivo da Gesteira é palco do evento, que junta também uma feira de artesanato e espectáculos musicais. O programa arranca às 12h30 de sábado (28) com o serviço de almoços. Já a animação musical começa ao início da tarde (13h30) com a actuação dos Gaiteiros de Gesteira e termina com um baile animado pelo grupo Síncopa.

No domingo (29), sobe ao palco o grupo “Os e Aflitos”, o grupo de hip hop “Samuel Beat” e o Grupo de Concertinas Puxófole. Ao longo dos dois dias, há ainda um insuflável para diversão das crianças.

De referir que a Mostra Gastronómica da Gesteira vai servir almoços e jantares do sábado (28) e apenas almoços no domingo (29).

 

“Projecto novo”

“Temos um projecto novo, até porque também mudámos o maestro da filarmónica”, revelou Henrique Silva, que assumiu a presidência da direcção do GMG há poucos meses. A recém-eleita direcção tem ainda “alguns projectos em mente, nomeadamente a criação de um coro infantil com as crianças que estão a aprender na nossa banda”.

Além disso, pretendem “estabelecer alguns protocolos, nomeadamente com a Fundação Maria Luísa Ruas, que tem uma creche e um ATL na Gesteira, onde pretendemos fomentar nas crianças o interesse pela música”, numa tentativa de angariar novos elementos para a banda.

“Neste momento, o Grupo Musical Gesteirense tem cerca de 37 executantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 76 anos, mas não é fácil angariar novos elementos”, confidenciou aquele dirigente, alegando que “actualmente as crianças têm uma oferta muito grande e nem sempre a música é a opção escolhida”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM