A empresa intermunicipal M2S, que envolve as autarquias de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, dá mais um passo no próximo dia 13 de Julho, com a cerimónia de apresentação pública, na qual marcará presença o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
Visando a gestão conjunta dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais daqueles municípios, a M2S tem já em funcionamento uma comissão instaladora que está a trabalhar na definição da missão e do plano estratégico da empresa e a preparar uma candidatura com vista à obtenção de financiamento para novos projectos de saneamento.
Há cerca de ano e meio, em Janeiro de 2017, foi assinado, pelos presidentes de Câmara dos três concelhos, um protocolo que possibilitou a realização dos estudos de viabilidade para a constituição da empresa intermunicipal.
Na ocasião, o autarca de Soure, Mário Jorge Nunes, referir ser esta “uma questão de filosofia política assumida”. “Estes municípios querem manter o serviço na esfera pública, com qualidade de serviço público, de acordo com os interesses dos munícipes, termos o poder de decidir o futuro deste serviço e contribuir para a sua gestão”, referiu, sublinhando os “objectivos comuns” que balizam a constituição da empresa: “Centralização de recursos técnicos, de experiência, esforços de uniformização dos três sistemas municipais, candidaturas conjuntas a fundos comunitários, uma interacção muito directa e permanente com os serviços da tutela”.
Mário Jorge Nunes assegurou na altura que a gestão da nova empresa será pautada pelos padrões “do que fazemos nos municípios”, destacando a transparência, rigor e bom zelo da causa pública.
A M2S poderá ter no futuro outros municípios como parceiros, “porque o nosso objectivo é atingir uma escala que nos permita vir a gerir o sistema [de água] de uma região que tem na Bacia do Mondego a sua centralidade e para o qual devemos juntar os nossos esforços”, sustentou o autarca.
A apresentação pública da nova empresa intermunicipal decorrerá no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, no dia 13 de Julho, pelas 17h00.
(Na foto, Mário Jorge Nunes, Carlos Martins [secretário de Estado do Ambiente], Emílio Torrão e Raul Almeida, a 3 de Janeiro de 2017, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, na assinatura do protocolo para a realização de estudos de viabilidade para a constituição da M2S)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM