7 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Richie Campbell, Raquel Tavares, Sérgio Godinho e C4 Pedro no Bodo

27 de Julho 2018

Em Julho, Pombal tem tradição a cumprir. Por aqui, o sétimo mês do ano é sinónimo de festa. As ruas enchem-se de vida e de entretenimento. Os pombalenses trocam os dias pelas noites. Desde miúdos a graúdos, ninguém quer perder os festejos mais importantes do concelho. São seis dias e seis noites repletos de actividades e muita animação. A cidade transforma-se num enorme palco por onde vão passar concertos, bailes, dança, folclore, teatro de rua, exposições, desporto, missas, procissões… Falamos das Festas dos Bodo, que prometem atrair milhares de pessoas a Pombal de 26 a 31 de Julho.

Longe vão os tempos em que as Festas do Bodo se festejavam com temerária devoção ao bolo, ao qual a população deu o nome “fogaça”. Hoje, as Festas do Bodo incluem as tradicionais celebrações religiosas, mas são também uma mescla de tradição e modernidade onde a devoção se mistura com a animação, feita sobretudo de música com concertos para todos os gostos e todas as idades.

Como já vem sendo hábito, a primeira noite (quinta-feira, 26) é reservada à prata da casa. A banda louriçalense Hora H inaugura o palco no Largo do Arnado, numa noite que continua ao som do DJ Eurico Lisboa + Mc Fubu  e do DJ Scissors.

Com a aproximação do fim-de-semana intensificam-se as actividades. Assim, na sexta-feira (27), pelas 9h00, a alvorada de 21 tiros desperta a cidade para os festejos que arrancam com a comemoração do Dia dos Avós (14h30), no Jardim do Cardal. Ao final da tarde acontece a sessão de abertura (17h30), mas é à noite que as ruas se enchem de gente para vibrar aos ritmos da animação nocturna. O Jardim do Cardal volta a ser o centro dos festejos, onde se revivem as tradições do Bodo Antigo com o Baile da Pérgula, animado por Graciano Ricardo. Já no Largo do Arnado, a noite inicia com um concerto do cantor português de música reggae Richie Campbell e prossegue aos ritmos do DJ Carrilho & Violinista Mr. Vlalen e do DJ Angel.

No sábado (28), actividades não vão faltar num programa que arranca logo pela manhã. À noite, o Festival “Chamar a Música” e o teclista Artur João animam o Jardim do Cardal e no Largo do Arnado a fadista Raquel Tavares traz “madrugadas serenas”. A festa continua ao som dos Meninos da Vadiagem DJ’s e do DJ KIKO.

No domingo (29), para além das celebrações religiosas, há ainda o Festival de Folclore, teatro de rua e um baile com André Cardoso, no Jardim e Largo do Cardal. Às 00h00, o fogo de artifício desenha no céu riscas coloridas, iluminando a noite em que sobe ao palco do Largo do Arnado Sérgio Godinho. Segue-se as actuações de Ana Isabel Arroja e do DJ JRamos.

O fim-de-semana até pode acabar por aqui, mas as Festas do Bodo continuam a proporcionar encontros e reencontros por mais dois dias. Assim, na segunda-feira (30), Vânia Marisa convida a um pezinho de dança no Jardim do Cardal e no Largo do Arnado C4 Pedro garante que “vamos ficar por aqui”, até porque a diversão continua aos ritmos do DJ NS, DJ Xandi e DJ Bruno MJ.

O palco de espectáculos encerra no último dia de festejos (terça-feira, 31) com um concerto de Fernando Daniel, um cantor e compositor português que se tornou conhecido ao vencer a 4.ª edição do programa da RTP1 “The Voice Portugal”.

 

Tradição religiosa muito vincada

As Festas do Bodo até podem ser sinónimo de diversão. Afinal, são seis dias de festejos que atraem a Pombal milhares de pessoas vindas do concelho e fora dele. Contudo, as maiores festas do concelho vão muito além da animação. O evento conta com várias actividades sem, no entanto, descurar a vertente religiosa, também ela muito participada.

Aqui, as tradições religiosas não só ainda se mantêm, como também são uma vertente fundamental. Tanto que as festividades começam mesmo, na Igreja do Cardal, com uma missa e proclamação da palavra (21h00), seguida da enorme procissão das velas.

Mas este não é o único momento de devoção.  Ao longo dos seis dias de festa repetem-se as cerimónias solenes em honra da santa padroeira da cidade: Nossa Senhora do Cardal. Mas é no domingo (29) que as celebrações religiosas atingem todo o seu esplendor com a missa solene em honra de Nossa Senhora do Cardal (17h00), seguida da grandiosa procissão pelas ruas da cidade com as tradicionais insígnias de todas as Capelas da Paróquia, num desfile em que participam milhares de fiéis e devotos.

Na segunda-feira (30), os festejos aproximam-se da recta final e por isso é chegada a hora de um último momento solene, que volta a juntar os mais fiéis na Igreja do Cardal, pelas 9h00, marcando o encerramento da componente religiosa das Festas do Bodo.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM