30 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Obras para residência sénior da Misericórdia de Pombal arrancam em Outubro

4 de Julho 2018

A construção da residência sénior da Misericórdia de Pombal um investimento de 2,5 milhões de euros, arranca em Outubro, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, Joaquim Guardado.

“A residência sénior Senhora do Cardal terá capacidade para 37 utentes e vai ficar junto ao itinerário complementar 2, a cerca de 300 metros do actual lar”, adiantou Joaquim Guardado, explicando que a obra, cujo lançamento da primeira pedra está previsto para sábado, visa dar resposta “à grande lista de espera” da Misericórdia.

Segundo o provedor, a instituição “tem mais de 100 pessoas inscritas” para esta valência.

“Só a freguesia de Pombal tem 3.700 pessoas com mais de 65 anos e só tem duas unidades apoiadas pela Segurança Social, a que correspondem cerca de 80 utentes”, referiu, salientando tratar-se de “um número manifestamente pequeno” de pessoas apoiadas face à dimensão da freguesia.

Por outro lado, Joaquim Guardado referiu que “há pessoas de outras freguesias que procuram a Santa Casa da Misericórdia de Pombal porque não têm resposta onde residem”.

A instituição prevê concluir a residência sénior no final de 2019 e espera nos próximos anos ter acordo com a Segurança Social para mais utentes.

“Temos um apoio de meio milhão de euros da Câmara de Pombal para a construção, sendo que o restante investimento vai ser suportado com dinheiro próprio e contração de empréstimo”, declarou, adiantando que a residência sénior vai beneficiar da lavandaria e da cozinha do actual lar.

Joaquim Guardado explicou que o lar Rainha Santa Isabel, que completa 30 anos em 2018, “vai centralizar serviços, como a cozinha e lavandaria, para diminuir custos”, estando previstas obras de remodelação.

“Quando estiver pronto o novo lar, já temos de ter a cozinha e lavandaria remodeladas para apoiar a nova unidade”, disse, destacando que a residência sénior vai estar implantada num terreno de oito mil metros quadrados com grandes espaços verdes.

Actualmente, a Misericórdia de Pombal tem 71 utentes na valência de lar, 35 no centro de dia e 60 no apoio domiciliário. Disponibiliza ainda as valências de creche e infantário para um total de 120 crianças.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM