28 de Novembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Câmara de Alvaiázere aprovou instrumentos para estimular reabilitação urbana

27 de Julho 2018

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou esta quarta-feira (25) os instrumentos para estimular a reabilitação urbana na vila de Alvaiázere. O projecto, cuja candidatura já foi aprovada no âmbito do Portugal 2020, abrange intervenções nos espaços públicos e privados. Com vista a esclarecer os proprietários de prédios situados na Área de Reabilitação Urbana (ARU) da vila de Alvaiázere, o Município vai promover uma sessão pública de esclarecimento, que acontece no próximo dia 8 de Agosto, pelas 19h00, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

“Ciente das necessidades do seu território e das oportunidades existentes ao nível do acesso a financiamento comunitário, o Município de Alvaiázere elegeu o centro cívico da sua vila para iniciar a política de estímulo à reabilitação urbana, procurando atrair investimento privado associado a um forte investimento público em projectos estruturantes do espaço público”, refere uma nota da autarquia, realçando que o Plano de Acção de Reabilitação Urbana (PARU) já foi aprovado no âmbito do Portugal 2020.

Deste modo, para avançar com o projecto de regeneração urbana, a Câmara Municipal promoveu a delimitação da ARU e, desde Julho de 2017, tem vindo a promover a elaboração da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) para a respectiva ARU. “Com a delimitação da ARU e a aprovação da ORU, Alvaiázere disporá de instrumentos essenciais para a dinamização dos processos de regeneração e reabilitação urbanas, de iniciativa pública e/ou privada, a partir de uma visão de longo prazo (10-15 anos)”, sublinha aquela edilidade.

De salientar que o PARU pretende “incentivar a reocupação deste núcleo urbano com habitação, comércio e serviços”, conferindo-lhe uma “dinâmica própria e mais actual”, mas também permitindo “salvaguardar os conjuntos de edifícios que fazem parte da história do local e contribuir para o desenvolvimento, pelos seus habitantes, de sentimentos de apreço e orgulho pelo lugar onde residem”.

Além disso, as intervenções a desenvolver visam ainda “devolver o dinamismo económico e social ao centro urbano da vila, dignificando-o como tal, e contribuir para uma mobilidade condigna e sustentável”, adianta a autarquia.

“Para esse efeito, prevê-se, entre outros, a atribuição de um conjunto de incentivos à reabilitação urbana, tais como a atribuição de apoios financeiros para obras em edifícios ou a concessão de benefícios fiscais”, realça uma nota da Câmara Municipal, adiantando que o executivo camarário aprovou, esta quarta-feira (25), o projecto da ORU da Vila de Alvaiázere, cujo período de discussão pública decorrerá oportunamente e no qual todos os munícipes poderão participar.

Neste sentido, a autarquia convida “todos os munícipes, em particular os proprietários que detêm prédios na zona delimitada como ARU da vila de Alvaiázere, a marcar presença na sessão pública” a realizar no próximo dia 8 de Agosto, pelas 19h00, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM