Três visitas guiadas nocturnas ao castelo de Montemor-o-Velho, em Julho e Outubro, envolvendo uma componente teatral desenvolvida por uma companhia local, é a proposta daquele município do Baixo Mondego, hoje divulgada.
A iniciativa começa a 14 de Julho, às 21:30, com o programa Castelo das Histórias, em que o conjunto arquitectónico muralhado “cede o seu lugar às suas histórias, aos seus recantos, aos seus personagens, aos seus habitantes”, refere a autarquia local, em comunicado enviado à agência Lusa.
“O visitante nocturno, menos absorvido pelas imponentes muralhas e pela fantástica paisagem circundante, fica mais disponível para se concentrar nos pormenores, aprofundando, assim, a utilização dos seus sentidos”, adiantam os promotores, esclarecendo que a visita guiada “será acompanhada artisticamente por quadros cénicos” do Centro de Iniciação Teatral Esther Carvalho (CITEC).
A programação conta ainda com mais duas visitas guiadas nocturnas, uma a 27 de Outubro, no âmbito do Munda Lusófono – Encontro Literário de Montemor-o-Velho, “onde a Literatura será a protagonista”, e a última, o Castelo das Bruxas, quatro dias mais tarde, a 31 de Outubro, com “bruxas e seres extraordinários” a tomarem de assalto o espaço.
As visitas guiadas nocturnas decorrem sob o lema “Castelo Sente”, que pretende constituir-se “como uma marca, um espaço de encontro, um momento de criação, um ambiente cultural e um instrumento de crescimento individual”, assinala a autarquia.
“É um conceito, é um mundo de possibilidades, é a vontade de empreender uma nova abordagem de fazer acontecer cultura em Montemor-o-Velho.
“Castelo Sente é para todos. Por isso, o desafio é feito aos munícipes e a quem escolhe o nosso território para passear, descobrir, sentir e saborear”, adianta.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM