19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Miranda do Corvo: Parlamento recomenda continuidade das obras em Semide

31 de Julho 2018

 A Assembleia da República recomendou ao Governo que dê continuidade às obras de restauro do Mosteiro de Santa Maria de Semide, no concelho de Miranda do Corvo, de acordo com uma resolução publicada hoje em Diário da República.

A resolução n.º 219/2018, aprovada em 22 de Junho, recomenda ao Governo “que promova as diligências necessárias para dar continuidade as obras de restauro do Mosteiro de Santa Maria de Semide, dando cumprimento ao projecto existente”.

“Acolho com muito agrado a recomendação, que o município subscreve integralmente”, disse à agência Lusa Miguel Baptista, presidente de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra.

Segundo o autarca, existem boas expectativas de as obras virem a ser incluídas numa reprogramação de fundos comunitários, com comparticipação do município.

A recuperação do mosteiro de Semide, que remonta ao século XII, foi alvo de um protocolo em 1999, entre o IEFP e a Direcção-Geral dos Monumentos Nacionais.

O acordo previa três fases de intervenção, mas até ao momento apenas foram concluídas duas, em 2004 e em 2016, com as obras de recuperação do claustro quinhentista, que representou um investimento de 400.000 euros.

O imóvel acolhe um pólo de formação do Cearte e um lar residencial da Cáritas Diocesana de Coimbra, na propriedade gerida pelo Estado, e a igreja, pertencente à paróquia de Semide.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM