4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Jovens ansianenses na comemoração dos 100 anos do fim da 1.ª Guerra Mundial

23 de Julho 2018

Cinco jovens do concelho representaram o Município de Ansião num encontro da juventude em Hirson (França), integrado na comemoração dos 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, que decorreu de 9 a 15 de Julho.

As jovens ansianenses foram convidadas a dissertar sobre o tema “Os Jovens e a Paz” junto de três outras comitivas oriundas de Jicin (República Checa), Konigsee (Alemanha) e os jovens da casa, num total de 28 envolvidos, num convívio saudável assente nos pressupostos da interculturalidade e o conhecimento das diferentes realidades.

A convite da cidade parceira de Konigsee (Alemanha), as jovens ansianenses (comitiva composta por cinco alunas com a melhor média na Escola Secundária Pascoal José de Mello à data da selecção) desenvolveram várias actividades relacionadas com o tema, nomeadamente a visita a uma das frentes de combate da Primeira Guerra Mundial, a partilha de alimentos e a introdução da gastronomia portuguesa aos convidados. Do programa da visita destaque para a participação nas comemorações do feriado nacional Francês, assinalado a 14 de Julho, que marcou o encerramento de uma semana onde se primou o convívio e a amizade entre os povos, contrastando com a realidade retratada cem anos antes.

A comitiva foi também recebida pelo presidente Jean Jaques, que realçou as boas relações entre os povos que partilham entre si elos firmados nas suas geminações, demonstrando a intenção de preservar com estima as boas relações que unem as cidades conectadas numa rede de amizade assente nos pressupostos da União Europeia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM