4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa romana promoveu-se em festival das Astúrias (Espanha)

31 de Julho 2018

O município de Condeixa esteve representado no Festival Arco Atlântico, que decorreu entre os dias 26 e 29 de Julho, em Gijón, nas Astúrias, em Espanha, no âmbito da Rede de Cidades Romanas do Atlântico.

A oferta cultural e turística de Condeixa, de que se destacam as Ruínas de Conímbriga e o Museu PO.RO.S, foi apresentada no stand da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, da qual Condeixa é um dos municípios fundadores.

Além da presença promocional no Festival Arco Atlântico, o município de Condeixa participou ainda numa reunião da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, em Gijón, com a presença da cidade anfitriã mas também dos municípios de Irún (Espanha), Marvão e Braga, onde se discutiram as próximas iniciativas conjuntas.

A próxima reunião da Rede de Cidades Romanas do Atlântico acontecerá no final de Novembro em Condeixa, no Museu PO.RO.S, anunciou a autarquia.

Refira-se que a Rede de Cidades Romanas do Atlântico foi constituída em Janeiro deste ano por um grupo de municípios da região atlântica com um passado comum romano, tendo por objectivo valorizar o património romano e desenvolver o seu potencial turístico e cultural.

O convite para a adesão de Condeixa, enquanto município fundador, à Rede de Cidades Romanas do Atlântico partiu do presidente do município basco de Irun, Jose Antonio Santano Clavero, que já no passado havia tentado dar início ao projecto mas que, por causa da conjuntura económica que afectou os países ibéricos, acabou por ser adiado, tendo sido concretizado apenas no início deste ano.

“Uma das nossas prioridades assenta na valorização dos recursos de Condeixa e, em especial, daqueles que mais nos distinguem como é o legado romano de Conímbriga. É nesse âmbito que aceitámos integrar e liderar o processo de criação desta rede internacional que queremos vir a alargar a outras cidades congéneres”, salientou o presidente da Câmara, Nuno Moita, por ocasião da constituição da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, que decorreu na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid.

O autarca lembrou ainda os investimentos mais recentes realizados na valorização do património romano de Condeixa, nomeadamente a abertura do Museu PO.RO.S, enquanto infraestrutura complementar às Ruínas de Conímbriga, e agora a sua promoção internacional, através da Rede de Cidades Romanas do Atlântico, “reunindo sinergias entre municípios que partilham a herança patrimonial da romanização”. A candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO e a construção do parque temático “Roma dos Pequenitos” são outros projectos em desenvolvimento.

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM