25 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa debate, sexta-feira e sábado, valorização do património construído

4 de Julho 2018

As VII Jornadas de Valorização do Património Construído realizam-se sexta-feira e sábado (dias 6 e 7 de Julho), na Pousada de Condeixa, organizado pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, no âmbito das acções do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco, e integram um colóquio subordinado ao tema “Casa grande, sobradinho e arquitectura de produção: novos desígnios – novo serviço”.

“Os objectivos deste colóquio são o de valorizar o património construído de um território, de carácter erudito ou popular, pequenas peças de arquitectura ou majestosos edifícios que melhor ajudem a compreender os processos de transformação ligados ao desenvolvimento local e regional”, refere o arqueólogo Miguel Pessoa, da organização do evento, salientando a “cerca de meia centena os elementos e conjuntos patrimoniais com valor histórico e arquitectónico aqui identificáveis, por ser diversificada a sua natureza construtiva, importância artística ou valor de uso, geograficamente distribuídos por todo o território do Município de Condeixa”.

O encontro vai juntar representantes de centros de conservação e restauro, de empresas, universidades, museus locais e regionais, autarquias, associações, escolas e investigadores independentes e visa ser um espaço de “partilha de conhecimentos” entre estes responsáveis e a população local.

“Pretendemos estimular a discussão do panorama do estudo do património construído, numa altura em que estudos recentes vêm modificando um panorama de grandeza que parecia restrito a alguns locais. Também os temas aqui reflectidos acerca da actualização do inventário e o avanço dos estudos de conservação apresentados podem ser fundamentais numa estratégia que visa a valorização das várias componentes”, frisa Miguel Pessoa.

As Jornadas, que contam com o apoio, entre outros, da Associação Ecomuseu de Condeixa, Câmara Municipal de Condeixa e Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, têm início na sexta-feira (6), pelas 21h30, com o lançamento da publicação “Actas das IV Jornadas Valorização do Património Cultural e Natural – Colóquio sobre História, Arte, Arqueologia, Geografia e Etnografia”, realizadas em Fevereiro de 2016. No sábado (7), o colóquio, de participação livre e realizado no Ano Europeu do Património Cultural, tem início pelas 9h30.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM