4 de Dezembro de 2022 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Câmara de Penela e Associação Dignitude assinam protocolo de solidariedade

4 de Julho 2018

A Câmara Municipal de Penela e a Associação Dignitude assinaram hoje um protocolo de solidariedade que vai permitir apoiar famílias daquele concelho com dificuldades financeiras.

Segundo o autarca Luís Matias, “Penela está empenhada na promoção de projectos a uma escala nacional, onde a Associação Dignitude tem tido um papel essencial. Gostamos de arriscar em projectos ambiciosos, que constituam uma mais-valia para a população. Temos de criar condições àqueles que as não têm para que vivam com dignidade”.

Eugénio da Fonseca, responsável da Associação Dignitude e presidente da Cáritas Portuguesa, referiu que parceria será um “complemento” à acção da edilidade.

O financiamento é da responsabilidade do Município de Penela e da Dignitude, que em conjunto, garantem a totalidade da co-participação que estaria a cargo do doente. A autarquia fica responsável pela referenciação de indivíduos socialmente vulneráveis, cuja situação seja enquadrável no Programa abem, lançado em Maio de 2016 e que já assegurou a dispensa de 101.170 embalagens de medicamentos, tendo ajudado 2.565 famílias na aquisição dos medicamentos de que necessitam, o que se traduz em 5.051 beneficiários.

A Rede Solidária do Medicamento garante o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, e que sejam enquadráveis nos critérios de admissibilidade. Já foram desenvolvidos protocolos com municípios em todos os distritos do Continente e também nas Regiões Autónomas (20 distritos e 80 concelhos).

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de Novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São associados promotores, a Cáritas Portuguesa, Plataforma Saúde em Diálogo, Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.

Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projecto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União das Misericórdias Portuguesas, Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 

(Na foto, Eugénio da Fonseca, Luís Matias e Rui Seoane na celebração do protocolo de solidariedade)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM