Primeiro Basket Clube Condeixa, depois Clube de Condeixa Basquetebol, funcionando como secção da centenária agremiação, e agora Basquetebol Condeixa, trilhando de novo um caminho a solo, assim se resume o percurso da modalidade no concelho.
“Era uma ambição de há algum tempo abrir caminho por nós próprios, já demos passos à frente e atrás, e agora vamos lutar para conquistar o nosso espaço, para continuar a desenvolver o basquetebol em Condeixa e dar oportunidade aos jovens de praticarem a modalidade”, justificou o presidente da Direcção do novo clube, Artur Mendonça, hoje na conferência de imprensa que serviu de apresentação do projecto.
A criação de uma equipa sénior feminina que disputará o campeonato nacional da 2.ª divisão é a principal novidade, a que se juntam as formações de sub-14 masculino e feminino, e sub-8, 10 e 12 anos (mistos).
“Criamos a equipa sénior para que as atletas tenham a ambição e a perspectiva de continuar a praticar basquetebol e não deixar a modalidade aos 13 ou 14 anos, como agora acontece”, salienta o director técnico Luís Gonçalves.
Em preparação estão várias actividades e eventos que procurarão captar novos praticantes para a modalidade, dando dinâmica a um projecto que conta actualmente com perto de meia centena de atletas nos diversos escalões.
O Basquetebol Condeixa tem o apoio da autarquia, do Agrupamento de Escolas de Condeixa e de algumas empresas, sendo que está a ser feito “um esforço para ter mais patrocinadores” para fazer face a um orçamento que já “está planeado”, assegura o vice-presidente Rui Pinto.
Luís Santarino, presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, elogiou o “trabalho fantástico” que tem sido feito em Condeixa na formação de atletas desta modalidade, realçando a importância da criação de uma equipa sénior e manifestando a disponibilidade daquela instituição para apoiar o projecto.
O dirigente destacou ainda parcerias em estudo com várias autarquias para desenvolver a modalidade e a ambição de ver instalado no distrito um centro de alto rendimento.
Por seu turno, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Condeixa, Carlos Canais, expressou o apoio da autarquia à nova aposta, “aparentemente bem estruturada e com pernas para andar”, e afirmou que a edilidade “vê com bons olhos todos os projectos que aqui se iniciam”, esperando que tenham êxito.
LUIS CARLOS MELO
(Na foto: Rui Pinto, Fausto Pereira, Luís Gonçalves, Carlos Canais, Artur Mendonça, Anabela Lemos e Luís Santarino, hoje na apresentação do Basquetebol Condeixa)
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM