O Tribunal de Aveiro condenou hoje a 15 anos de prisão três homens envolvidos em vários assaltos à mão armada a estações dos correios e a uma instituição bancária, em 2017, nos distritos de Aveiro e Leiria.
Os arguidos, com idades entre 52 e 63 anos, estavam acusados dos crimes de roubo agravado, consumado e na forma tentada, detenção de arma proibida e condução sem habilitação legal.
A acusação do Ministério Público (MP) atribui aos três a autoria de cinco assaltos a estações dos CTT em Oliveira do Bairro (16 de Janeiro), Leiria (08 de Fevereiro), Pombal (13 de Março), Albergaria-a-Velha (10 de Abril) e Anadia (24 de Abril).
Um quarto elemento, de 64 anos, que terá ajudado o grupo no assalto ao Banco Santander Totta em Pataias, Alcobaça, a 08 de Março de 2017, foi condenado a seis anos de prisão.
Os arguidos foram ainda condenados a pagar solidariamente cerca de sete mil euros a dois dos lesados.
Os três principais arguidos, dois cadastrados e um homem que se encontrava evadido da cadeia de Coimbra desde Outubro de 2016, vão manter-se em prisão preventiva, até ao trânsito em julgado da decisão.
Segundo a acusação do MP, um dos indivíduos ficava no exterior, dentro do automóvel, pronto a arrancar, enquanto os outros dois entravam nos postos dos Correios, um com uma pistola e outro com uma caçadeira, e roubavam o dinheiro que seria repartido por todos.
Em algumas situações, os assaltantes terão chegado a ameaçar os clientes, dizendo-lhes para olharem para o chão, ou davam-lhes um tiro.
No total, de acordo com a investigação, os arguidos terão roubado mais de 22 mil euros.
No caso do assalto à instituição bancária, os arguidos abandonaram o local sem levar nada, porque não conseguiram aceder ao cofre onde estava o dinheiro.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM